Três integrantes do Grupo Especial de Segurança (GES) da Justiça Federal do RS (JFRS) participaram do Estágio de Segurança e Proteção de Autoridades para Militares e Agentes de Órgãos de Segurança Pública. A capacitação promovida pelo 3º Batalhão de Polícia do Exército (3º BPE) foi realizada em Porto Alegre do dia 24/11 a 5/12.
Os agentes da Polícia Judicial fizeram a formação ao lado de integrantes da Brigada Militar, do Bope BM, da Polícia Penal, da Marinha do Brasil, do Ministério Público Federal, entre outras instituições.
Os participantes do curso receberam instrução teórica e prática em diversas temáticas, como segurança pessoal, com enfoque em atentados e segurança embarcada, por exemplo, e defesa pessoal e combate, com técnicas do krav magá, jiu-jítsu e combate com facas. A busca e salvamento aquático, resgate em incêndios, direção evasiva e tática, e tiro a pé e também dos agentes embarcados em comboio também foram trabalhados com os agentes.
Para encerrar o treinamento, nos dias 4 e 5/12, foi realizado o Exercício Integrador, uma simulação de recepção de autoridade estrangeira, com atuação permanente e ininterrupta dos estagiários. A atividade serviu para que eles aplicassem os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Para o agente do GES Fabio Fonseca de Oliveira, que também faz parte do corpo de instrutores da JFRS, o estágio permite desenvolver técnicas e treinamentos essenciais para a atuação na polícia institucional, pois é realizado por uma instituição especializada na segurança presidencial e de outras autoridades do alto escalão.“Nossa função é protetiva, específica e direcionada. Consiste em colocar a integridade dos nossos custodiados em primeiro plano. Neste contexto, cometer falhas compromete a vida das pessoas. Por isso, treinamentos constantes e capacitação são indispensáveis”, relata.
Durante a execução do Exercício Integrador, para garantir o realismo necessário à simulação, o 3º BPE providenciou a participação de outros órgãos de segurança. Os estagiários contaram com o apoio de instituições como Aeronáutica, Polícia Rodoviária Federal, Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros de Porto Alegre.
“Nossa função abrange muitas áreas como direção tática, tiro, defesa pessoal e inteligência. Por isso, treinamento e busca de novos conhecimentos são instrumentos fundamentais para condicionar o policial a desempenhar suas atribuições com excelência, e principalmente, para garantir a segurança institucional”, completa Oliveira.
Após o encerramento do Exercício Integrador do ESPA, ocorreu a cerimônia de formatura dos estagiários no pátio do 3º Batalhão de Polícia do Exército, que contou com a presença da diretora do foro da JFRS, juíza federal Ingrid Schroder Sliwka; do assessor da direção do foro, Antonio Cesar Marques de Matos; do diretor do Núcleo de Segurança e Transporte, Gustavo Xavier Falcetta; e do agente da polícia judicial e integrante do GES, Carlos Alberto Arruda de Oliveira.
Nucom/JFRS (secos@jfrs.jus.br)

Curso teve treinamento teórico e prático (JFRS)

Participantes da formação ()

Diretora do Foro da JFRS participou da cerimônia de formatura ()

Solenidade foi realizada no pátio do 3º Batalhão de Polícia do Exército ()
