Fórum Ruy Barbosa tem serviços de manutenção em andamento; saiba mais

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

 

A Presidência do TRT-2 emitiu nesta terça-feira (28/3) ofício a magistrados(as) e servidores(as) prestando esclarecimentos sobre as atividades de manutenção no subsolo do Fórum Ruy Barbosa, na capital paulista.

O objetivo da informação foi dar transparência aos serviços que estão sendo realizados no local, ressaltando a segurança e estabilidade do edifício. Após quase 30 anos desde o início de sua construção, o Fórum apresenta necessidade de ações corretivas, recomposição de concreto e tratamento de infiltrações – intervenções usuais e rotineiras no âmbito da administração predial.

O ofício ratifica ainda a usabilidade e segurança do Fórum, atestadas por laudo de engenharia. 

Veja abaixo a íntegra do documento:

Ofício-circular  Nº 38/2023/GP/TRT2

 Excelentíssimas(os) Magistradas(os) e Senhoras(es) Servidoras(es),

 Cumprimentando-as(os), sirvo-me do presente para participá-las(os) das providências em andamento para manutenção do subsolo do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa.

Os serviços compreendem tratamentos pontuais dos subsolos (vigas e lajes), sendo necessários para manutenção da higidez da estrutura ao longo do tempo, cabendo ressaltar que a edificação do Fórum já se aproxima de 30 anos desde o início da construção.

As intervenções correspondem ao previsto em laudo estrutural recente que atestou as condições de estabilidade e segurança do edifício. Referido laudo, ainda, especificou as ações corretivas pontuais necessárias que consistem, basicamente, no tratamento de armaduras e recomposição de concreto, a configurar ações de caráter usual e rotineiro.

A interdição de locais específicos dos subsolos com fita zebrada é necessária à execução, de modo a impedir que veículos obstruam a área de serviço ou danifiquem os equipamentos envolvidos. O fluxo de veículos tem sido organizado com a colaboração da equipe de segurança local.

Dentre os tratamentos pontuais previstos no laudo citado, está incluído também o controle de infiltrações que ocorrem nas paredes dos subsolos.

Tais infiltrações são problemas comuns em subsolos, sobretudo em áreas de várzea (do Rio Tietê) e num imóvel de grandes dimensões como o Fórum, cujo perímetro de paredes dos subsolos abrange todo o lote, totalizando uma área de 6.300 m².

O Fórum dispõe, desde sua construção, de sistema de bombeamento que retira as águas infiltradas.

Esclareço, ainda, que o controle de infiltrações será objeto de contratação prevista para o segundo semestre de 2023, que compreenderá a vedação de paredes dos subsolos, de modo a reduzir significativamente o volume de águas infiltradas e prevenir a ocorrência de poças junto às vagas de estacionamento.

Destaco que as intervenções relatadas não interferem na usabilidade e segurança da edificação, conforme atestado pela nossa equipe de engenharia e ratificada no laudo apresentado pela empresa contratada.

O laudo produzido, os serviços em curso e as contratações futuras são esforços ordenados para garantir as melhores condições de infraestrutura para o funcionamento adequado e seguro das atividades deste Tribunal.

Cordialmente,
 

BEATRIZ DE LIMA PEREIRA
Desembargadora Presidente do Tribunal