Sócios que não provam solvência de empresa executada respondem pela dívida com bens próprios

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

 

A 9ª Turma do TRT da 2ª Região manteve decisão que julgou procedente a desconsideração da personalidade jurídica de empresa executada, alcançando bens dos sócios. O juízo firmou entendimento com base na insolvência da companhia de transportes e na falta de provas que atestassem a saúde financeira da firma.

Em agravo de petição, os sócios pretendiam que a execução, em curso desde 2017, fosse esgotada em face da empresa devedora antes de eles serem incluídos no polo passivo. Segundo o acórdão, todas as providências foram tomadas a fim de alcançar o crédito, porém não foi localizado patrimônio da firma capaz de sanar a dívida.

A desembargadora-relatora Bianca Bastos faz analogia entre o consumidor e o trabalhador, ambos credores não negociais. Cita o Código de Defesa do Consumidor, segundo o qual a mera insolvência da empresa justifica o redirecionamento da execução para a pessoa física do sócio.

“Alegando as agravantes que o patrimônio da devedora principal não foi esgotado, competia-lhes indicar patrimônio hábil a solver o crédito, principalmente no caso de já terem sido adotadas todas as diligências à disposição do juízo para persecução do crédito”, pontua.

Confira alguns termos usados no texto:

desconsideração da personalidade jurídica incidente com o objetivo de alcançar os bens dos(as) sócios(as) e administradores(as) para responder por obrigações de responsabilidade da sociedade insolvência circunstância em que se encontra a pessoa física ou jurídica que não tem meios e/ou condições para pagar aquilo que deve agravo de petição recurso cabível contra decisões tomadas em processo de execução trabalhista execução fase do processo iniciada após o não cumprimento de decisão ou acordo firmado na Justiça, que inclui cobrança forçada dos(as) devedores(as) polo passivo réu; contra quem se abre um processo credores não negociais os que não realizam operações negociais com a sociedade e acabam suportando consequências de atos ilícitos praticados, tendo, portanto, direito a indenização solver pagar; saldar diligências providências persecução busca

Para tirar dúvidas sobre termos e expressões jurídicas, acesse o nosso glossário.