TRT-2 participa de atendimento a população vulnerável no centro de São Paulo-SP

Começou nesta segunda-feira (12/5) a sexta edição do Pop Rua Jud Sampa, na Praça da Sé, em São Paulo-SP. O TRT da 2ª Região é um dos órgãos que participam da ação com a prestação de serviços jurídicos no local até a próxima sexta-feira (16/5), das 10h às 15h. A inauguração dos trabalhos foi realizada no Tribunal de Justiça de São Paulo com a presença de autoridades, entre elas a corregedora do Regional, Sueli Tomé da Ponte, representando o desembargador-presidente do TRT-2, Valdir Florindo.

Também estiveram presentes o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Carlos Muta; o presidente do Tribunal de Justiça (TJSP), Fernando Antonio Torres Garcia; o corregedor do TJSP, Francisco Eduardo Loureiro; e a desembargadora do TJSP Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida.

Além de fornecer orientações sobre o andamento de processos trabalhistas, servidores(as) e juízes(as) fazem atermações verbais – o que corresponde ao ato de ouvir a reclamação do cidadão e transformar essa demanda na petição inicial de um processo – e dão outras orientações para possíveis demandas judiciais.

Durante o período da manhã, a tenda do TRT-2 ficou movimentada. Antônio Darlison de Souza Ferreira e Thallyson Shermon Mendes Silva procuraram o órgão em busca de informações sobre processos trabalhistas em andamento. E, apesar de as ações estarem tramitando nos TRTs 15 e 12, respectivamente, os dois foram atendidos e tiveram todas as dúvidas sanadas pela equipe do TRT-2. 

Já Valmir da Silva e Jean Richard foram acolhidos pelos(as) servidores(as) e pela juíza Rosa Fatorelli Tinti Neta, que deu entrada em ações para os trabalhadores poderem receber seus benefícios. Segundo a corregedora do TRT-2, Sueli Tomé da Ponte, a expectativa é realizar, até o fim do evento, 50 atendimentos. Confira álbum de fotos do primeiro dia do Pop Rua Jud Sampa 6.

“O atendimento à população carente durante o evento demonstra que a Justiça do Trabalho é uma justiça social. Por isso nossa presença aqui é importantíssima. Estamos sempre perto da população e, no Pop Rua, temos a oportunidade de estar ainda mais próximos, atendendo a essa população que necessita do serviço prestado pelo TRT-2”, afirmou a magistrada.

Pop Rua Jud

O Pop Rua Jud atende à Resolução CNJ nº 425/2021, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. O ato normativo prevê que os tribunais devem observar medidas administrativas de inclusão, como a manutenção de equipe especializada de atendimento, preferencialmente multidisciplinar, em suas unidades.

Entre os serviços oferecidos na Praça da Sé até a próxima sexta-feira (16/5) estão atendimentos na área de saúde, como consultas e exames; serviços veterinários para os animais de estimação; emissão de documentos e carteira de trabalho; cadastro e atualização em programas sociais; requerimento de benefícios, oportunidades de emprego e orientação sobre violência contra a mulher.