Neste 8 de janeiro, completa-se um ano dos atos antidemocráticos que ocorreram em Brasília-DF, em 2023, episódio que ficou conhecido como Ataque aos Três Poderes. Na ocasião, centenas de pessoas seguiram para a Esplanada dos Ministérios, invadiram e vandalizaram os prédios das sedes dos Três Poderes da República, Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.
O grupo depredou e destruiu móveis e objetos de arte e do patrimônio histórico nacional. Foram 951 itens furtados, quebrados ou completamente destruídos, somando um prejuízo estimado em R$ 12 milhões.
Para marcar a data e lembrar que os Poderes da República não tolerarão atos como o do ano passado, representantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário Federais se reúnem nesta segunda-feira (8/1), às 15h, no Salão Negro do Senado, em um ato em defesa da democracia. Na ocasião, também ocorre a restituição simbólica ao patrimônio público de alguns objetos/artigos depredados ou desaparecidos durante a invasão.
O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, como órgão do Judiciário, apoia a manifestação em defesa da Democracia, assim como os direitos e deveres consolidados pela Constituição Federal de 1988, e repudia toda e qualquer manifestação que viole a Carta Maior do Estado Brasileiro. O ideal de Justiça deve ser perseguido por todos. “O respeito aos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário é princípio basilar do Estado Democrático de Direito, essencial à preservação dos direitos e garantias fundamentais e da justiça”, destacou a presidente do TRT-2, a desembargadora Beatriz de Lima Pereira.