Durante esta semana, entre os dias 18 e 22 de agosto, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, está sediando a imersão do Grupo de Trabalho de Gestão de Pessoas do Projeto Nacional do Sistema Eletrônico de Recursos Humanos (SERH). A equipe é composta por servidores da área de Tecnologia da Informação (TI) de todos os seis TRFs e do Conselho da Justiça Federal (CJF), que é o órgão responsável pela implantação e pela manutenção do SERH em âmbito nacional na Justiça Federal. As atividades do encontro estão acontecendo no auditório da sede do TRF4.
Também participam do evento, servidores das áreas negociais do TRF da 5ª Região (assuntos de magistrados) e da Seção Judiciária do Mato Grosso do Sul (assuntos de servidores), bem como servidores da área de TI responsáveis pela migração de dados para a implantação do SERH nesses órgãos. Ao todo, a imersão conta com 30 participantes.
Na terça-feira (19/8), o diretor-geral do TRF4, Zenone Szydloski, esteve presente ao encontro, deu as boas-vindas a todos os participantes e os parabenizou pelo trabalho em âmbito nacional.
Na quarta-feira (20/8), o desembargador federal Marcelo Malucelli, coordenador do SERH na Justiça Federal da 4ª Região, recebeu em seu gabinete os servidores do CJF Tiago da Costa Peixoto, gerente do Projeto, e Kleb Amancio e Silva da Gama, representante da Secretaria de Gestão de Pessoas do CJF, juntamente com os servidores do TRF4, Christian Simões Dias, coordenador do GT-SERH e diretor da Secretaria de Sistemas de Recursos Humanos e Magistrados, Aline Reuter,
coordenadora técnica do SERH e diretora da Divisão de Folha de Pagamento, e Silvio Dieguez Lima Dias, diretor da Secretaria da Magistratura.
Na ocasião, foram relatadas as atividades previstas para o segundo semestre deste ano: implantação do SERH no TRF da 2ª Região, implantação em paralelo do SERH no TRF da 5ª Região e continuação da migração e validação de dados de servidores na Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul.
Já na quinta-feira (21/8), o presidente do TRF4, desembargador federal João Batista Pinto Silveira, e o juiz auxiliar da Presidência, juiz federal Murilo Brião da Silva, também prestigiaram o evento.
O presidente ressaltou a importância da automação crescente dos processos de trabalho em todas as áreas da Justiça Federal e manifestou sua satisfação pessoal em ver mais um sistema desenvolvido no TRF4 sendo utilizado nacionalmente e contando com a força do trabalho colaborativo entre os Tribunais Regionais Federais.
O SERH, aprovado como sistema corporativo nacional e única ferramenta informatizada da Justiça Federal para a gestão dos quadros de pessoal do CJF e da Justiça Federal de primeiro e segundo graus, será implantado em toda a Justiça Federal brasileira até 31 de dezembro de 2026.
O próximo encontro presencial do Projeto Nacional SERH vai ocorrer na sede do Conselho da Justiça Federal, em Brasília, entre os dias 15 e 19 de setembro.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
O encontro acontece nesta semana (18 a 22/8) (Foto: Diego Beck/TRF4)
O presidente do TRF4, desembargador federal João Batista Pinto Silveira, participou do evento na quinta-feira (21/8) (Foto: Diego Beck/TRF4)
As atividades do encontro acontecem no auditório do TRF4, em Porto Alegre (Foto: Diego Beck/TRF4)
As atividades do encontro acontecem no auditório do TRF4, em Porto Alegre (Foto: Diego Beck/TRF4)
Participantes do encontro posaram nas escadarias do prédio do TRF4 (Foto: Diego Beck/TRF4)