TJPR assina adesão ao sistema de processo eletrônico do TRF4 em marcante solenidade (20/10/2025)

A Justiça paranaense aderiu, em solenidade realizada na tarde de sexta-feira (17), ao Sistema de Processo Judicial Eletrônico – eproc, após aprovação de um termo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e com os Tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), de Santa Catarina (TJSC), de São Paulo (TJSP) e do Tocantins (TJTO).

Em cerimônia para assinatura do termo, que contou com a presença do ministro Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o desembargador federal João Batista Pinto Silveira, presidente do TRF4, foi uma das autoridades presentes para firmar o acordo.

Em seu discurso, o ministro Fachin ressaltou a importância de aliar a tecnologia à humanidade. “Este século interpela que tenhamos a capacidade e aptidão de colocar as ferramentas tecnológicas a serviço da prestação jurisdicional”.

O presidente do TRF4, por sua vez, salientou que o eproc será responsável por aproximadamente 55% de todos os casos novos da Justiça brasileira, sendo mais de 70% dos casos novos da Justiça estadual; 68% dos casos pendentes na Justiça brasileira em 2025; e 82% dos casos pendentes na Justiça estadual.

“Trata-se, portanto, de uma transformação de escala nacional e que consolida o eproc como referência na modernização da justiça digital brasileira”, declarou o desembargador João Batista Pinto Silveira.

O magistrado esteve acompanhado do juiz federal Eduardo Tonetto Picarelli, do TRF4; do juiz federal José Antonio Savaris, diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná (SJPR); do juiz federal Érico Sanches Ferreira dos Santos, presidente da Associação Paranaense dos Juízes Federais (APAJUFE); e do juiz federal Jairo Gilberto Schäfer, diretor do Foro da SJSC.

Avanço contínuo

Com a adesão, o TJPR passa a ter acesso ao código fonte e à plataforma de capacitação do sistema. Na avaliação da desembargadora Lidia Maejima, presidente do TJPR, a adesão ao sistema eproc representa um passo decisivo rumo ao futuro e a determinação em avançar continuamente na busca pela excelência na prestação jurisdicional.

“Estou certa de que estamos construindo um Poder Judiciário à altura dos desafios do século 21, que honra sua missão constitucional com a eficiência, a modernidade e a humanidade”, declarou ela.

Criação do TRF4

O eproc foi criado por magistrados e servidores da Justiça Federal da 4.ª Região, para a tramitação de processos judiciais de forma eletrônica. Atualmente, o sistema eproc é usado por diversos tribunais brasileiros, além do TRF4.

Também formam o grupo de instituições públicas que compartilham o uso do eproc, os seguintes tribunais parceiros: TRF2, TRF6, TNU, TJRS, TJSC, TJTO, TJMRS, TJMMG, STM, TJMG, TJRJ, TJAC, TJSP, TJES, TJAL, TJBA, TJSE e TJMS.

*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.

Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná
COMSOC|JFPR – imprensa@jfpr.jus.br

Desembargador federal João Batista Pinto Silveira, presidente do TRF4, na assinatura do termo de adesão do TJPR ao eproc
Desembargador federal João Batista Pinto Silveira, presidente do TRF4, na assinatura do termo de adesão do TJPR ao eproc (Comsoc/JFPR)

Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF)
Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) (Comsoc/JFPR)

Desembargadora Lidia Maejima, presidente do TJPR
Desembargadora Lidia Maejima, presidente do TJPR (Comsoc/JFPR)

Mesa de honra da solenidade de assinatura do termo de adesão do TJPR ao sistema eproc, do TRF4
Mesa de honra da solenidade de assinatura do termo de adesão do TJPR ao sistema eproc, do TRF4 (Comsoc/JFPR)

Desembargador federal João Batista Pinto Silveira, presidente do TRF4, e desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, presidente do TJSC
Desembargador federal João Batista Pinto Silveira, presidente do TRF4, e desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, presidente do TJSC (Comsoc/JFPR)


(Assessoria de Imprensa do TJPR)