Sistema Bonifácio, desenvolvido na 2ª Região, distribui processos para juízes(as) do programa Ajude 4.0

O TRT da 2ª Região colocou em funcionamento no dia 7 de janeiro o sistema denominado Bonifácio. A solução foi desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) do Regional para operacionalizar o programa Apoio Judicial para as Unidades com Distribuição Elevada, o Ajude 4.0 (relembre aqui). O objetivo é equalizar a carga de trabalho entre os(as) magistrados(as), conforme os termos definidos na Resolução GP/CR nº 1/2025.

Inteiramente desenvolvido no TRT-2, a intenção é que a solução seja nacionalizada e utilizada por outras regiões. “O sistema tem como premissas tecnológicas remeter processos de modo aleatório e ser imune à interferência humana, garantindo que os(as) juízes(as) do Ajude 4.0 recebam, de forma transparente, os feitos em que deverão atuar, do mesmo modo quanto aos processos afetos aos(as) juízes(as) fixos das unidades”, afirmou o magistrado coordenador do programa, Luís Fernando Feóla.

O nome Bonifácio foi escolhido em homenagem ao personagem histórico José Bonifácio de Andrada e Silva, marcado pelo senso de equilíbrio e interação social no período de transição para a Independência do Brasil. A designação de nomes de figuras históricas às ferramentas tecnológicas visa facilitar a compreensão de suas funcionalidades, buscando identidade com as principais características dos personagens.

A ferramenta integra-se ao PJe, é auditável pela Corregedoria Regional e foi construída com base tecnológica capaz de sustentar a evolução das funcionalidades futuramente. Espera-se, assim, que a equalização no TRT-2 ocorra de modo equânime, aliando a tecnologia com os propósitos da Justiça.

Além do juiz Luís Fernando Feóla, o desenvolvimento contou com a liderança do diretor da Setic, Oswaldo Leme, e do servidor Alexandre Arakaki.