Ricardo Nino Ballarini toma posse como desembargador em vaga destinada a membros do Ministério Público do Trabalho

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

Nessa quinta-feira (15/6), o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) deu posse ao desembargador Ricardo Nino Ballarini e entregou ao magistrado a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do TRT-2. A cerimônia contou com a presença de familiares e autoridades

O magistrado ocupa vaga reservada a membros do Ministério Público do Trabalho (MPT), instituição onde esteve desde 2010. Na trajetória de procurador do trabalho, atuou em áreas como meio ambiente do trabalho, enfrentamento ao trabalho escravo, erradicação do trabalho infantil, entre outros.

Durante a pandemia, Ricardo Ballarini teve papel ativo na busca pela garantia de medidas sanitárias adequadas no setor da Educação, com atuação em mais de mil unidades escolares em toda a região do Grande ABC.

Antes de se tornar procurador, ocupou cargos públicos em diversos órgãos, como agente de cultura, escrivão de polícia e escrevente técnico judiciário. Também exerceu diferentes funções na iniciativa privada, como garçom, digitador e frentista.

Na solenidade, o magistrado se comprometeu a oferecer todo seu empenho, vivência e dedicação para contribuir com uma prestação jurisdicional coerente e equilibrada. “As relações entre capital e trabalho se tornam cada vez mais complexas sob todos os pontos de vista, exigindo que o direito do trabalho encontre novos caminhos para a pacificação social”, disse. O magistrado empossado ainda se emocionou ao agradecer familiares, parte deles presentes na cerimônia.

A desembargadora Catarina von Zuben, que também ocupa vaga para membros do MPT e foi colega de Ballarini na instituição, homenageou o magistrado, a quem classificou como dedicado, respeitoso, ponderado e solícito.

João Eduardo de Amorim, procurador-chefe do MPT em São Paulo, destacou a trajetória do novo desembargador, elogiou o comprometimento e desejou sucesso na desafiadora tarefa de salvaguardar direitos sociais fundamentais.

Fechando as homenagens, a desembargadora-presidente do Regional, Beatriz de Lima Pereira, revelou sua convicção de que o novo integrante está preparado para fazer parte do o Tribunal e, além de atuar na jurisdição, cumprir com o dever de defender a Justiça do Trabalho, o poder judiciário e a democracia.

Confira o álbum de fotos e baixe as imagens do evento.