PVITA da JFPR recebe visita de acadêmicos de Direito da UniSantaCruz (17/10/2023)

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

A Justiça Federal em Curitiba recebeu, no dia 11 de outubro, a visita de 38 estudantes de Direito do Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba – UniSantaCruz. Os alunos participaram do PVITA – Programa de Visitação Técnico-Acadêmica, oferecido pela JFPR desde 2015, e que já recebeu mais de mil alunos. O PVITA é coordenado pela Direção do Foro da Justiça Federal e pela Divisão de Documentação e Memória da Instituição (DDOCM).

A turma estava acompanhada da professora Taciane Maria Bravo Moreira, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da instituição de ensino, e recebeu a saudação da Juíza Federal Luciane Merlin Clève Kravetz, Vice-Diretora do Foro da JFPR, que deu as boas-vindas ao grupo e desejou que a visita fosse proveitosa e enriquecedora.

Em seguida, os alunos receberam explicações sobre a estrutura e funcionamento da Justiça Federal, e sobre o sistema eletrônico (eproc), pelos servidores Dulcinéia Tridapalli e Alexandre César Nass.

Na sequência, acompanharam uma audiência em matéria previdenciária realizada pelo “zoom”, presidida pelo Juiz Federal Érico Sanches Ferreira dos Santos, da 8ª Vara Federal de Curitiba. O juiz também é professor de Direito Previdenciário na UniSantaCruz e explicou aos alunos a dinâmica e os requisitos da audiência.

O grupo visitou também as dependências da 20ª Vara Federal, onde foram recebidos pela Juíza Federal Cláudia Rocha Mendes Brunelli e pelo Diretor de Secretaria Gerson de Souza Hartmann Jr. Lá conheceram a Secretaria, a Sala de Audiências e os Gabinetes da Unidade. Também visitaram as instalações das duas turmas avançadas do TRF4 em Curitiba.

O grupo finalizou a visita à JFPR na Sala da Memória da Instituição, onde conheceram o acervo de processos históricos, móveis e objetos que retratam a História da Justiça Federal no Paraná. Em seguida, os estudantes foram levados ao Fórum Estadual, ao lado da Justiça Federal, onde conheceram o LUME – Lugar de Memória, em que foram recebidos pela historiadora do local. No LUME estão expostas fotos e informações sobre o antigo “presídio do Ahu”, além de abordar as conclusões da Comissão Estadual da Verdade, que apurou violações de direitos humanos durante a ditadura militar no Paraná. 

()

()

()

()