Presidente do TRF4 participa de Ato em Defesa da Democracia (16/01/2023)

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, participou na tarde de hoje (16/1) de um Ato pela Defesa da Democracia em Porto Alegre. O evento foi promovido pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) e contou com a presença de autoridades dos três Poderes do Estado do RS, dos Tribunais Regionais, de órgãos autônomos e de entidades da sociedade civil.

A iniciativa marcou o repúdio da sociedade gaúcha aos atos antidemocráticos ocorridos no dia 8/1 em Brasília. O evento ocorreu no átrio do Palácio da Justiça, na Praça da Matriz, no centro de Porto Alegre.

“Nos atos do dia 8 de janeiro foi atingida no coração a nossa democracia, de forma simbólica. Foram atingidas as instituições do Estado Democrático de Direito brasileiro. Sem instituições fortes, não há democracia. E sem democracia não há caminho viável para nossa nação”, destacou Valle Pereira ao discursar no evento.

Em sua fala, o presidente do TRF4 ainda ressaltou: “a democracia exige diálogo, partilha, empatia, bom senso. Os valores democráticos foram aviltados naquele episódio lamentável do dia 8 de janeiro. Por isso é tão importante a presença de representantes de toda comunidade nesse ato, demonstrando que a jovem, mas já madura democracia desta nação continua firme e forte”.

Além de Valle Pereira, estavam presentes no ato os desembargadores do TRF4 Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, corregedor regional da 4ª Região, Roger Raupp Rios, Rogerio Favreto, Marcelo Malucelli e Altair Antônio Gregório.

Os juízes da 4ª Região Eduardo Tonetto Picarelli, auxiliar da Presidência do TRF4, Fábio Vitório Mattiello, diretor do Foro da Seção Judiciária do RS, e Guilherme Maines Caon, presidente da Associação dos Juízes Federais do RS (AJUFERGS), também participaram do evento.

 

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)

Ato pela Defesa da Democracia reuniu autoridades dos três Poderes do Estado do RS, dos Tribunais Regionais do RS, de órgãos autônomos e de entidades da sociedade civil (Imagem: Youtube/TJRS)

O presidente do TRF4, desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, discursou no evento (Imagem: Youtube/TJRS)

Generated by Feedzy