Pop Rua Jud chega a Santo André-SP para atendimento à população carente; arrecadações continuam

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

Nesta terça-feira (17/10), o TRT da 2ª Região realizou atendimento a pessoas carentes e/ou em situação de rua em Santo André-SP. A ação faz parte da campanha Pop Rua Jud, evento promovido pelo TRF da 3ª Região em parceria com prefeituras e diversas instituições públicas para prestar serviços de saúde, assistência social, cidadania e orientação jurídica a essa população.

Estiveram presentes servidores(as), juízes(as) e a presidente do TRT-2, desembargadora Beatriz de Lima Pereira (confira as fotos). Segundo a magistrada, o evento é a união de esforços entre o poder público e o Poder Judiciário para que as pessoas exerçam sua cidadania e possam ter acesso aos serviços essenciais. “Sinto-me  feliz e orgulhosa com essa parceria com o TRF-3”.

Nesses mutirões, representantes do Regional trabalhista prestam informações sobre processos em andamento e orientam sobre possíveis demandas judiciais. Também fazem atermações verbais, o que corresponde ao ato de ouvir a reclamação do cidadão e transformar a demanda na petição inicial de um processo. Os atendimentos serão realizados até a próxima quinta-feira (19/10), das 10h às 16h na Praça do Carmo, Centro.

Arrecadação
O Tribunal mantém, ainda, campanha para recebimento de doações de alimentos, itens de higiene, roupas e outros artigos pessoais destinados a esses eventos. Os produtos podem ser deixados nas  caixas de papelão identificadas com o cartaz do projeto que se encontram nos fóruns trabalhistas da 2ª Região, no horário de funcionamento das unidades.

A próxima etapa do Pop Rua Jud ocorrerá na capital paulista, do dia 24 a 26/10. Em breve serão divulgados mais detalhes a respeito.

Outros serviços
Além das orientações jurídicas, os(as) participantes podem emitir documentos como certidões, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG), inscrição e regularização da situação eleitoral; solucionar questões previdenciárias; solicitar benefícios assistenciais e previdenciários ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). São disponibilizadas também oportunidades de emprego, orientações psicológicas, alimentação e serviços para animais de estimação.