Novos dirigentes da Justiça Federal do RS tomam posse na segunda-feira (30/6) (26/06/2025)

Tomam posse na segunda-feira (30/6) os novos dirigentes da Justiça Federal do RS (JFRS). A juíza federal Ingrid Schroder Sliwka e o juiz federal Paulo Paim da Silva assumem, respectivamente, os cargos de diretora e vice-diretor da JFRS para o biênio 2025-2027. A cerimônia começará às 16h e será transmitida ao vivo pelo canal oficial da JFRS no Youtube.

A cerimônia contará com a participação do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal João Batista Pinto Silveira, entre outras autoridades. O evento de posse é aberto ao público e acontece no auditório do prédio-sede da Justiça Federal em Porto Alegre, localizado na Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, nº 600, no Bairro Praia de Belas.

Neste dia, será lançada a exposição “Nossas Casas”, que revela as sedes que acolheram a Justiça Federal do RS ao longo do tempo. Na solenidade, também estará em exibição a mostra “Nossos Prêmios”, que apresenta o reconhecimento recebido, em diversas premiações, do trabalho desenvolvido por juízes e servidores da instituição.

Conheça os novos dirigentes

Ingrid Schroder Sliwka

Natural de São Paulo, graduou-se em Direito pela Universidade de São Paulo, em 1990. Foi Promotora de Justiça nos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Magistrada Federal desde 1995, tendo trabalhado em Porto Alegre e Caxias do Sul. Atua no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da JFRS e no Sistema de Conciliação da 4ª Região. É integrante dos Comitês do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário, das Tabelas Unificadas do Conselho Nacional de Justiça, e de Gestão Documental e Memória do Conselho da Justiça Federal. Atualmente exerce jurisdição na 5ª Vara Federal de Porto Alegre e na Central de Processamento de Litígios Associados à Catástrofe RS – 2024.

Paulo Paim da Silva

Natural de Campo Novo (RS), graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria, em 1992, e Mestrado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do RS, em 2001. Magistrado Federal desde 1996, tendo atuado em Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul e Novo Hamburgo (RS). Foi diretor e vice-diretor do Foro da SJRS nos biênios 2019-2021 e 2015-2017, respectivamente. Juiz Titular da 16ª Vara Federal de Porto Alegre, atualmente.

A Justiça Federal gaúcha

A Seção Judiciária do Rio Grande do Sul (SJRS) conta, atualmente, com 82 varas federais, distribuídas em 25 cidades-sede, além de cinco turmas recursais sediadas em Porto Alegre. A instituição está presente, ainda, em outros 16 municípios, onde instalou Unidades Avançadas de Atendimento. Ao todo, são174 magistrados e 1708 servidores em atuação. Atualmente, mais de 850 mil processos estão em andamento na Justiça Federal do RS (dados de junho/2025).

No último biênio, a juíza federal Carla Evelise Justino Hendges e o juiz federal Fábio Dutra Lucarelli ocuparam os cargos de diretora e vice-diretor da JFRS, respectivamente. A gestão enfrentou as consequências do maior desastre climático vivenciado no Estado gaúcho em maio de 2024. A sede de Porto Alegre foi severamente atingida, exigindo, inclusive, o desligamento do Data Center. Isso mobilizou um grande esforço da área administrativa para, num primeiro momento, proteger o patrimônio da instituição, fazer as contratações necessárias para possibilitar o religamento dos sistemas e, posteriormente, o retorno do atendimento das atividades presenciais no prédio-sede da capital, que só foi acontecer em 12/08/24.

Serviço:

Data: 30 de junho de 2025
Horário: 16h
Local: Auditório da Justiça Federal em Porto Alegre (Rua Otávio Francisco Caruso Rocha, 600 Bairro Praia de Belas).

Nucom/JFRS (secos@jfrs.jus.br)

 


(Nucom/JFRS)