Em 25 de outubro de 2002 era inaugurado o Prédio-Sede da Justiça Federal em Curitiba, na Avenida Anita Garibaldi, 888, Bairro Cabral.
Em uma intensa mobilização da comunidade jurídica paranaense, a escolha do nome do Edifício homenageou o primeiro Juiz Federal da reinstalação da Justiça Federal no Paraná em 1967: Manoel de Oliveira Franco Sobrinho.
Mas uma longa história precedeu o corte da fita inaugural…
Esta edição resgata não só a memória do edifício e seu nome, mas busca as razões históricas de sua construção exatamente no local em que está hoje, os motivos que levaram juízes e servidores, nas já longínquas décadas de 1970 e 1980, a vislumbrarem a possibilidade de erigir uma grande sede própria no então distante bairro do Ahú de Baixo…
Este Momento Memória também homenageia os personagens fundamentais na obtenção do orçamento necessário à obra, aqueles que o projetaram e acompanharam sua execução, além dos responsáveis pela ocupação do novo espaço.
Por fim, relembramos a saga para a escolha do nome do edifício – “Foro Federal Manoel de Oliveira Franco Sobrinho”, justa homenagem ao primeiro magistrado nomeado para concretizar a reinstalação da JFPR, em 9 de maio de 1967, após 30 anos de sua extinção.
Muitas fotos e documentos ilustram essa edição, preparada para que este prédio, tanto quanto “lugar físico” de atendimento ao jurisdicionado, reflita a importância e o valor daqueles que lhe tornaram um ícone na paisagem curitibana, um símbolo de Justiça e Democracia!
Vamos a esta História? É só clicar aqui: 20 anos do Foro Federal Juiz Manoel de Oliveira Franco Sobrinho.
Fotografia da fachada do edifício-sede da Justiça Federal do Paraná, localizada no bairro Cabral, em Curitiba. ()