Justiça homologa conciliação entre empresas e trabalhadores do comércio de derivados de petróleo

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

 

Na última quinta-feira (29/6), o TRT da 2ª Região mediou conciliação pré-processual entre o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo de Combustíveis de Santos e Região (Sindminérios) e o Sindicato das Empresas de Marinas e Garagens Náuticas e Assemelhados do Estado de São Paulo (Sindmar).

As entidades entraram em acordo para garantir o reajuste salarial de 8,83%, para a data-base em 1º de maio, sem prejuízo do piso salarial fixado para auxiliar de serviços gerais; fixação de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), em duas parcelas, aumento real de 1% a partir da segunda faixa salarial e manutenção das demais cláusulas econômicas.

A mediação, que ocorreu no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Coletivos (Cejusc-Coletivos), buscou resolver um impasse para a fixação do índice de reajuste salarial e principalmente quanto à concessão de ganho real para os trabalhadores. Após três reuniões conduzidas pela juíza auxiliar da Vice-Presidência, Soraya Galassi Lambert, as partes aceitaram a sugestão da magistrada, resolvendo esse obstáculo que não haviam superado pela negociação direta.

Com o acordo, o pagamento das diferenças relativas ao aumento real e da PLR será efetuado até o dia 12 de julho de 2023, inclusive.