Justiça Federal em Curitiba recebe alunos de Direito do Instituto Federal de Palmas/PR (10/10/2023)

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

A Justiça Federal em Curitiba recebeu ontem, 9 de outubro, 24 alunos do curso de Direito do Instituto Federal – Campus Palmas/PR, dentro do PVITA – Programa de Visitação Técnico-Acadêmica, coordenado pela Direção do Foro e pela Divisão de Documentação e Memória da JFPR. Os alunos estavam acompanhados do professor Fabiano Murilo Faccin Anzileiro.

O grupo foi recepcionado pela Juíza Federal Luciana da Veiga Oliveira, Diretora do Foro da Instituição, que deu as boas-vindas aos visitantes, desejando que a visita fosse produtiva, que todos pudessem conhecer melhor a Instituição e sanar eventuais dúvidas sobre sua estrutura e funcionamento.

Em seguida, a servidora Dulcinéia Tridapalli, no exercício da Direção da Divisão, demonstrou a competência, atuação e estrutura da Justiça Federal no Estado. O servidor Alexandre César Nass, da 3ª Vara Federal, fez a demonstração do eproc, o sistema de processo eletrônico da JF.

Os alunos seguiram, então, para uma visita à 20ª Vara Federal, onde foram recebidos pela Juíza Federal Substituta Cláudia Rocha Mendes Brunelli e pelo Diretor de Secretaria Gerson de Souza Hartmann Jr. Lá conheceram a Secretaria, a Sala de Audiências e os Gabinetes da Unidade. O grupo também conheceu as instalações das duas Turmas do Tribunal Regional Federal da 4ª Região que funcionam descentralizadas na Sede de Curitiba, as salas da Direção do Foro, a Biblioteca “Juiz Heraldo Vidal Correia” e a Seção de Digitalização de Processos.

O grupo finalizou a visita na Sala da Memória da Instituição, onde conheceu o acervo de processos históricos, móveis e objetos do espaço. Em seguida, os estudantes foram levados ao Fórum Estadual, ao lado da Justiça Federal, onde conheceram o LUME – Lugar de Memória, em que foram recebidos pela historiadora do local. No LUME estão expostas fotos e informações sobre o antigo “presídio do Ahu”, além de abordar as conclusões da Comissão Estadual da Verdade, que apurou violações de direitos humanos durante a ditadura militar no Paraná.

()

()