A Justiça Federal em Cruz Alta reuniu, na quinta-feira (25/7), diversas autoridades públicas da cidade para lançar o projeto InspirAção, que visa oferecer subsídios para estudantes do 9º ano das escolas municipais em suas escolhas profissionais. A ideia é reunir, futuramente, os jovens em uma roda de conversa para que eles possam conhecer as histórias de vida e de trajetória profissional dos integrantes das várias instituições parceiras da iniciativa.
O juiz federal substituto Wyktor Lucas Meira conduziu o encontro que contou com as presenças da secretária municipal de Educação, Áurea Malheiros Fernandez; da presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município, Sandra Marchionatti e da respectiva secretária, Elisângela Frazon; da juíza de Direito Luana Schneider; da promotora de Justiça Amanda Giovanaz; do major Ragnini, representando a Brigada Militar; da delegada de Polícia Civil Diná Rosa Aroldi; do comandante da 3ª Divisão de Exército de Cruz Alta, general Batouli; do major Caio e do major Russel. Os representantes da Procuradoria da República e da Defensoria Pública Estadual não puderam comparecer, mas participarão do projeto.
No local, eles conversaram sobre os objetivos da iniciativa e planejaram o curso das ações. O juiz federal Meira destacou que o principal objetivo é mostrar aos estudantes uma visão da atuação das instituições na sociedade e quem são as pessoas que integram estes órgãos, contar suas histórias de vida e as dificuldades que enfrentaram até chegar no atual patamar profissional.
Para o projeto piloto, foram selecionadas quatro escolas municipais. A roda de conversa com os alunos do 9º ano será realizada na Casa de Cultura de Cruz Alta no mês de setembro.
Secos/JFRS (secos@jfrs.jus.br)
Reunião aconteceu na sede da Justiça Federal em Cruz Alta (JF Cruz Alta)
Representantes das instituições integrantes do projeto (JF Cruz Alta)