Uma equipe do Tribunal de Justiça do RS (TJRS) foi recebida, ontem (23/8), na Justiça Federal do RS (JFRS) para conhecer o funcionamento do Fórum de Conciliação Virtual, ferramenta utilizada na promoção das resoluções consensuais de conflitos. A diretora do Foro, juíza federal Carla Evelise Justino Hendges, a juíza federal auxiliar do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 4ª Região Ingrid Schroeder Sliwka, e o servidor André Luís Rodrigues, da Seção de Sistemas Judiciais, apresentaram o instrumento que permite a realização de conciliações pelo meio digital, sem a necessidade de que as partes se dirijam até a sede da Justiça.
Pelo TJ/RS, participaram da reunião a corregedora-Geral da Justiça, juíza Nadja Mara Zanella, o juiz Daniel Pelegrino Kredens, da 4ª Vara Cível especializada em Fazenda Pública da Comarca de Novo Hamburgo, o coordenador de Correição da Corregedoria-Geral, Cristiano Domingos Moreira, o gestor da 4ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública da Comarca de Novo Hamburgo, Carlos Eduardo Soares, e o servidor Willian Bernardes da Silva Souza.
Operando oficialmente desde janeiro de 2013, o Fórum de Conciliação Virutal é um meio privativo para que as partes troquem mensagens, sem a intervenção judicial, com o objetivo de conciliar. A plataforma, que funciona como um ambiente de bate-papo dentro do sistema e-Proc, permite tanto ao autor quanto ao réu iniciar e desenvolver uma negociação.
Secos/JFRS (secos@jfrs.jus.br)
Equipe do TJRS conheceu a ferramenta de conciliação no meio virtual (Secos/JFRS)