Na última semana (1 e 2/6), na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), em Florianópolis, aconteceu o Prêmio Inspiralize JF4R, promovido pelos laboratórios de inovação da Justiça Federal da 4ª Região. Cerca de 40 projetos de autoria de magistrados, servidores e estagiários foram inscritos. Destes, dez foram selecionados para exibição no evento e três saíram vencedores. As 10 equipes finalistas ganharam uma Alexa. As premiadas poderão desenvolver e implantar os projetos.
O premio teve curadoria da empresa WeGov, que trabalha com estímulo à inovação no setor público. Os projetos foram apresentados pelos quatro laboratórios de inovação da 4ª Região: Inspiralab/TRF4, Inovatchê/JFRS, Labjus/JFSC e LINC/JFPR. A proposta do prêmio foi que os laboratórios apresentassem estratégias institucionais para superar desafios utilizando ferramentas de inovação que promovessem qualidade e alcance social dentro do setor público.
As propostas selecionadas concorreram nas categorias de serviços, gestão, tecnologia e processo de trabalho, e foram apresentadas à Comissão Julgadora composta pelos gestores da JF4R e por especialistas em inovação.
Compuseram a comissão: o presidente do TRF4, desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira; o juiz auxiliar da Corregedoria Regional da JF4, Marcos Josegrei da Silva; a corregedora eleita para o biênio 2023-2025, desembargadora Vânia Hack de Almeida; o diretores do Foro das Seções Judiciárias do RS e de SC, juízes federais Fábio Vitório Matiello e Erika Giovanini Reupke; a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargadora Salise Monteiro Sanchotene; o juiz auxiliar da presidência e coordenador do eproc, Eduardo Tonetto Picarelli, e o diretor do WeGov, André Tamura.
Projetos vencedores
Projeto Acessa: a solução que já teve desenvolvidas e implementadas alterações no eproc, e tem por objetivo eliminar barreiras comunicacionais e digitais enfrentadas por pessoas com deficiência, tornando seu uso mais acessível ao público que trabalha e/ou interage com a Justiça Federal.
Petição Inicial Ágil: é um sistema que preenche os dados no formulário da petição inicial em campos específicos. Os dados geram tags que serão usadas nas minutas e as provas serão separadas em evento próprio, fazendo prevenção e citação, além de impedir protocolos de petição incompletos – sem dados ou documentos.
All-in-one: é uma estratégia desenvolvida em Design Thinking e Visual Law, interdisciplinar e intergeracional, propõe-se a tornar a comunicação na execução penal mais acessível e eficaz com o uso de linguagem simples, otimizando o mandado de intimação e eliminando a necessidade de audiência admonitória.
Além da premiação, ocorreram palestras, oficinas de pitches e troca de experiências entre os participantes, que levantaram ideias para a melhora do Sistema de Justiça Brasileiro.
Conheça os servidores que trabalham nos projetos vencedores:
Acessa
Aline Regina Carlos – DTI/JFRS
André Zamprogna Marcon – NASA/JFRS
Bruno Polgati Diehl – 1ª VF Gravataí/JFRS
Carolina Mousquer Lima – NASA/JFRS
Caroline Domanski Dall Acua – 1ª VF Caxias do Sul/JFRS
Daniel Espindola da Costa – DTI / TRF4
Magali Zilca de Oliveira Dantas – DADH/JFRS
Spencer Carnicelli Daltro de Miranda – 2ª VF Santo Ângelo/JFRS
Tamires Martins – 7ª VF/JFRS
Petição Inicial Ágil – PIÁ
Isabel Rodrigues – 8ª VF de Curitiba
Milena Pereira – 8ª VF de Curitiba
Samantha Dias – Divisão de Apoio Judiciário da SJPR
Fernando Barros – TRF6
All-in-One
Fabrício Bittencourt da Cruz
Karina Mara Bueno Gurski Florenzano
João Leandro Cezerevaty
Helena Swiech Pinheiro
Equipes apresentaram projetos (Foto: Inspiralab/TRF4)
Equipes interagiram no evento ()
Grupo comemora prêmio (Foto: Inspiralab/TRF4)
()
Banca examinadora do prêmio Inspiralize JF4R (Inspiralab/TRF4)