Dirigentes do TRT-2 recebem estudantes da Faculdade Zumbi dos Palmares em visita monitorada

Na manhã de sexta-feira (24/10), cerca de 40 alunos(as) do curso de direito da Faculdade Zumbi dos Palmares, acompanhados(as) dos professores Raphael Vicente e Eduardo Carreiro, visitaram o Ed. Sede do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (rua da Consolação, 1272). O grupo participou do programa de visitas monitoradas oferecido pelo órgão e foi recebido pelo presidente do TRT-2, desembargador Valdir Florindo, e pela diretora da Escola Judicial (Ejud-2), desembargadora Bianca Bastos.

No auditório do 24º andar, a equipe de Cerimonial conduziu a apresentação do Tribunal aos(às) presentes, que contou com vídeo institucional sobre a jurisdição e a estrutura da Justiça do Trabalho da 2ª Região, vídeo sobre o funcionamento de sessão do Tribunal Pleno do órgão e respostas a dúvidas dos(as) participantes.

“O maior tribunal regional do trabalho do Brasil atende o pulmão econômico do país, que é São Paulo”, pontuou o presidente, ressaltando que esse ramo da justiça cumpre papel fundamental principalmente para as pessoas que mais dependem de justiça social. “Estamos sempre entregando resultados positivos para a jurisdição brasileira”.

A desembargadora Bianca Bastos salientou a importância da presença dos(as) estudantes para o Tribunal e afirmou que a Justiça do Trabalho e a Ejud-2 têm muito a oferecer. Citou o acervo da Biblioteca Dr. Nebrídio Negreiros (10º andar do Fórum Ruy Barbosa, na Barra Funda) e as atividades promovidas pela Escola Judicial. Adiantou, ainda, que “estamos trabalhando para validar horas de cursos da Ejud como horas de estágio”.

Temas como desafios administrativos da Presidência, presença feminina no órgão e planejamento profissional, entre outros, foram abordados na conversa do grupo.

Visita pelo prédio

Os(as) estudantes avistaram a galeria de fotos dos(as) ex-presidentes do TRT-2 e a galeria dos troféus, visitaram o gabinete da Presidência (23º andar) e o da desembargadora Bianca Bastos (17º andar), conheceram o Salão Nobre (20º andar), onde ocorrem as sessões do Tribunal Pleno, e encerraram o dia passando pelo Centro de Memória e pelo espaço de exposições, no térreo do edifício.

As visitas monitoradas do TRT-2 têm o objetivo de aproximar a justiça da comunidade, em especial do público jovem. Novos agendamentos podem ser feitos a partir de fevereiro de 2026, pelo e-mail cerimonial@trt2.jus.br.