Encontro em prol da preservação da memória do Poder Judiciário começa nesta terça-feira (7/5)

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

De 7 a 10 de maio de 2024, a cidade de São Paulo vai sediar o IV Encontro Nacional de Memória do Judiciário (Enam). O evento visa reunir e capacitar arquivistas, historiadores(as), museólogos(as) bibliotecários(as) e pessoas interessadas na preservação da memória do Poder Judiciário.

Este ano, o evento tem como tema “Memória: preservação, gestão e inovação” e terá abertura realizada no Ed.Sede do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (rua da Consolação, 1272). A programação conta com painéis, oficinas e visitas técnicas para os inscritos (confira os detalhes neste link).

Durante o encerramento, serão divulgados os vencedores do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, edição 2024, com a participação do presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso. A premiação destaca ações, projetos, produções científicas ou trabalhos acadêmicos na área de preservação, valorização e difusão dos bens culturais materiais e imateriais do Poder Judiciário.

Participam da organização deste Enam cinco tribunais: Tribunal de Justiça de São Paulo; Tribunal Regional Federal da 3ª Região; Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região; Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal de Justiça Militar de São Paulo.

Saiba mais

Instituído pelo CNJ por meio da Resolução nº 316/2020, o Enam é realizado uma vez por ano, preferencialmente na semana em que é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio). O objetivo é discutir a preservação da história do Judiciário nacional e compartilhar experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos tribunais do país.