Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região inaugura a Justiça Itinerante em Salesópolis-SP

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

Garantir o acesso à Justiça atendendo as demandas de municípios que não dispõem de fórum. Com esse objetivo é que o TRT da 2ª Região inaugurou o mutirão do Serviço da Justiça Itinerante (SEJI) em Salesópolis-SP, primeiro local a aderir ao programa (relembre).

Na oportunidade, uma unidade móvel com integrantes do Regional esteve à disposição para atendimento ao público das 10h às 16h na região central da cidade, que tem aproximadamente 17 mil habitantes (Praça Padre João Menendes).

Em Salesópolis, a medida evita o deslocamento do(a) cidadão(ã) até o Fórum Trabalhista de Mogi das Cruzes-SP – unidade que fica a 45km de distância e responde pelas ações trabalhistas locais. “Aqui na cidade, temos muita área rural e trabalhadores que atuam na agricultura. Esse serviço itinerante vai facilitar e muito o acesso do trabalhador à Justiça”, afirmou a secretária de Assistência Social do município, Cibele Cristina dos Santos.

    

A juíza Daiana Monteiro do Santos destaca o caráter social do Juízo Itinerante e que a iniciativa aproxima o poder público, permitindo que a comunidade se sinta acolhida e promovendo o resgate da cidadania da população.

“As pessoas não se deslocam por várias razões, por desconhecimento, por não saber onde fica a Justiça do Trabalho ou por não ter condições de chegar a um município maior, por exemplo. Os próprios advogados vão ter um olhar para as cidades menores, sabendo que agora a Justiça também chega a esses lugares. Isso traz ainda maior acesso e um reconhecimento de cidadania também desses profissionais”, afirmou.

A próxima visita do SEIJI a Salesópolis está prevista para 2 de abril. O local e horários ainda serão divulgados.

Equipe

Além da magistrada, compuseram a equipe de atendimento aos munícipes, a chefe do Centro Integrado de Apoio Operacional Dulcinea Lima de Jesus Figueiredo e os servidores Helio Eiiti Kawashima, Ismael da Silva de Souza.

Juízo Itinerante

Instalado pela Resolução Administrativa TP nº 1, de 14 de setembro de 2023, o Serviço da Justiça Itinerante visa garantir o pleno exercício do direito de acesso à Justiça, superando barreiras geográficas, socioeconômicas ou de outras naturezas.