Café com Cejusc na Zona Leste promove diálogo sobre mediação

O TRT da 2ª Região (TRT-2) realizou, nessa segunda-feira (22/6), mais uma edição do projeto “Café com Cejusc”, no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) do Fórum da Zona Leste, na capital paulista. A iniciativa, promovida pela Vice-Presidência Administrativa (VPA), reuniu magistrados(as), servidores(as), advogados(as), sindicalistas e representantes de empresas locais para estreitar laços e difundir métodos consensuais de solução de conflitos na região. Veja o álbum de fotos.

Durante o evento, o vice-presidente administrativo do TRT-2, desembargador Antero Arantes Martins, destacou que a mediação é uma ferramenta adicional para solucionar os conflitos, funcionando como um caminho ágil para a resolução de impasses. O magistrado pontuou a importância do resgate da natureza conciliatória da Justiça do Trabalho, citando que o “desapego” ao litígio tradicional une magistrados(as), servidores(as) e advogados(as) na construção de um sistema jurídico mais racional e eficiente. Além disso, ressaltou as vantagens da Reclamação Pré-Processual (RPP) na composição de litígios antes da judicialização.

Na ocasião, a juíza auxiliar da Vice-Presidência Administrativa Christina de Almeida Pedreira falou sobre a atuação da unidade na organização de pautas temáticas e reuniões de mediação especializadas. Segundo a magistrada, a VPA disponibiliza estrutura para identificar impasses em negociações complexas, proporcionando um ambiente técnico e organizado para que o resultado das audiências seja proveitoso para todas as partes envolvidas.

Também presente no “Café com Cejusc”, a juíza Adriana Kobs Zacarias Lourenço, coordenadora do Cejusc-JT Leste, enfatizou a importância da sensibilidade humana na resolução de disputas, observando que a composição direta permite atender a particularidades que a aplicação geral da lei muitas vezes não alcança. A magistrada salientou que a realidade do Fórum da Zona Leste exige um olhar atento, dado o alto volume de demandas e a vulnerabilidade econômica que, frequentemente, atinge tanto o empregado quanto o pequeno empregador, tornando o acordo uma ferramenta estratégica de equilíbrio social.

Experiências compartilhadas

Em relato, a coordenadora administrativa do Cejusc-JT Leste, Claudia Aparecida Martins da Silva, detalhou as estratégias adotadas para aumentar a remessa de processos à unidade. A servidora explicou a execução de um trabalho de interlocução direta e frequente com magistrados(as) e diretores(as) das secretarias das varas do fórum. De acordo com ela, o objetivo é sensibilizar as unidades judiciárias para que identifiquem casos propícios à conciliação e os encaminhem ao Cejusc, consolidando a cooperação interna e rapidez na prestação jurisdicional.

O evento contou ainda com depoimentos de advogados(as),  representantes de empresas locais e entidades sindicais que manifestaram interesse em fortalecer as políticas internas de acordo e utilizar os termos de cooperação oferecidos pelo Tribunal.

A próxima edição do “Café com Cejusc”, que estava agendada para o próximo 29/6, foi transferida para 12/8 pela possibilidade de realização de jogo do Brasil na Copa do Mundo. O evento será realizado no Fórum Trabalhista de Barueri-SP (al. Araguaia, 2096 – Alphaville Industrial – Barueri – SP).