Fórum Ruy Barbosa recebe exposição sobre concursos da magistratura no TRT-2

A exposição “Caminho para a Magistratura: a evolução dos concursos do TRT-2”, que estava instalada no térreo do Ed. Sede, pode ser visitada a partir desta quinta-feira (4/12) no Fórum Ruy Barbosa, na Barra Funda. A mostra ocupa o espaço na frente do auditório Juiz Amauri Mascaro Nascimento (1º subsolo), onde permanecerá até fevereiro de 2026.

Os materiais traçam um panorama da evolução dos concursos da magistratura trabalhista no Regional desde os primeiros magistrados da década de 1940, passando pelos primeiros concursos dos anos 1960 e pelas primeiras mulheres nomeadas. Também é retratada a grande participação feminina na magistratura atualmente, assim como as políticas de inclusão e os resultados práticos obtidos.

Entre os destaques está o II Concurso da Magistratura do TRT-2, em que Neusenice Azevedo de Barreto Küstner foi aprovada, tornando-se, em 1957, a primeira juíza concursada a tomar posse na Justiça do Trabalho. A exposição traz também curiosidades sobre os concursos durante a ditadura militar e o aumento dos certames nos anos 1980.

Por fim, o público pode explorar o totem Memostra, onde é possível acessar informações sobre a história do TRT-2, responder a um quiz interativo e conhecer a produção da Seção de Gestão de Memória. A exposição pode ser acessada também em formato virtual.

Povos quilombolas

O térreo do Ed. Sede abriga, desde 19 de novembro e até 23 de janeiro de 2026, a mostra “Quilombos: Rastreando Nossas Origens”, desenvolvida em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Também tem previsão de seguir para o Fórum Ruy Barbosa após esse período.