JFRS promove promove campanha de doação de sangue em parceria com Hemocentro (25/06/2025)

A Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS) promoveu hoje (25/6) uma campanha de doação de sangue em parceria com o Hemocentro do RS, que esteve na sede da capital gaúcha com sua equipe e unidade móvel. A iniciativa foi organizada pela Comissão de Voluntários da instituição, aderindo à Campanha Junho Vermelho, movimento nacional em prol da conscientização acerca da importância da doação, com o objetivo de estimular novos voluntários. Em 14/6 foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Foram previamente cadastrados oitenta voluntários, dentre juízes, servidores e funcionários terceirizados da JFRS e também do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e do Ministério Público Federal. Compareceram para a doação 82 pessoas, sendo alcançado o quantitativo de 69 bolsas de sangue. Ao passar pela entrevista de triagem, alguns voluntários ficaram impedidos de doar.

O planejamento da campanha envolveu diversas áreas da instituição para preparar o espaço para oferecer o atendimento adequado para a doação de sangue. Um grupo de servidores da JFRS juntou-se à equipe de saúde do Hemocentro hoje para organizar, cadastrar e orientar os voluntários. Foi oferecido um lanche para recuperação dos doadores e assistência médica, com a presença de uma médica da instituição em tempo integral, além de ambulância para prestar primeiros socorros. 

A enfermeira responsável pela captação de doadores do Hemocentro do RS, Ana Lúcia Dagord, reforçou a importância da campanha. “Não existe substituto para o sangue. Precisamos sempre de doadores. Ações como essa que a Justiça Federal promoveu são muito importantes para que a gente possa chamar a atenção das pessoas sobre a doação de sangue. Que as pessoas coloquem na sua agenda a vinda ao Hemocentro ou a ações como esta para que possamos ter estoque de sangue suficiente para atender às demandas dos hospitais. Por isso nós contamos muito com esse tipo de ação, que estimula as pessoas a serem doadoras. Uma doação pode salvar até quatro vidas”.

Segundo ela, o Hemocentro atende a mais de 40 hospitais localizados em Porto Alegre, na Serra e no litoral. No ato de hoje, haviam pessoas que estavam realizando a doação pela primeira vez e outras que já são doadoras habituais.

 

Nucom/JFRS (secos@jfrs.jus.br)

Equipe do Hemocentro e servidores que atuaram na campanha de doação de sangue
Equipe do Hemocentro e servidores que atuaram na campanha de doação de sangue (NUCOM/JFRS)

Unidade móvel do Hemocentro no estacionamento da sede em Porto Alegre
Unidade móvel do Hemocentro no estacionamento da sede em Porto Alegre (NUCOM/JFRS)


(NUCOM/JFRS)


(NUCOM/JFRS)