9ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista acontece de 26 a 30 de maio

Com o tema “Menos conflitos, mais futuro — conciliar preserva tempo, recursos e relações”, a 9ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista acontece a partir desta segunda-feira (26/5) nos 24 regionais trabalhistas do país. A campanha é promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e visa solucionar litígios de forma amigável no período de até 30 de maio.

No TRT da 2ª Região, a iniciativa foi instituída pelo Ato GP/VPA/CR Nº 1, de 7 de abril de 2025. Para a Semana, o mutirão envolve as 217 varas, o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de 2º Grau e as sete unidades dos Cejuscs de 1º Grau: ABC, Baixada Santista, Barueri-SP, Guarulhos-SP, Leste, Sul e Fórum Ruy Barbosa.

Só nos Cejuscs de 1º grau são esperadas cerca de 1.500 audiências. E até o momento, no Cejusc de 2º Grau, foram incluídos em pauta seis reclamações pré-processuais em conflitos coletivos e três dissídios coletivos, sendo dois econômicos e um de greve. Vale lembrar que, nessa unidade, serão pautados para a semana seguinte os processos urgentes que envolvam greve ou dispensa em massa ajuizados na ocasião.

O objetivo é aprimorar os meios consensuais de resolução de conflitos e implementar medidas para proporcionar maior celeridade aos processos trabalhistas.

As inscrições para esta edição foram recebidas de 28 de abril a 8 de maio. E independentemente desses eventos temáticos, partes e advogados(as) podem inscrever processos de forma permanente no site do Regional. Acesse, Institucional / O TRT-2 / Portal da Conciliação ou clique este link.  Para esta Semana, alguns prédios que compõem a 2ª Região serão iluminados nas cores verde e azul.