2ª Região recebe “Selo Linguagem Simples” por projeto voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade

Na segunda-feira (20/10), o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região recebeu o “Selo Linguagem Simples”, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pela Cartilha Trabalhista em Linguagem Simples: um guia do TRT-2 com explicações simples sobre os termos mais usados na Justiça do Trabalho.

Voltado à população vulnerável, o material apresenta os principais direitos trabalhistas e formas de atendimento do Tribunal de maneira clara e acessível. A cartilha é distribuída durante os mutirões “Pop Rua Jud”, destinados a pessoas carentes. Abaixo, a diretora do Centro Integrado de Apoio Operacional do TRT-2, Dulcinea Figueiredo, entrega a versão impressa da cartilha a um cidadão, em um dos mutirões. Confira informações do evento mais recente.
 

Diretora da UAO do TRT-2 Dulcinea Figueiredo posa com cidadão segurando o flyer da Cartilha de Linguagem Simples

 

Esforço pela Linguagem Simples

O selo foi instituído pela Portaria nº 191 de 16/06/2025 do CNJ com o objetivo de reconhecer e estimular, em todos os segmentos da Justiça e graus de jurisdição, o uso de linguagem direta e compreensível por todas as pessoas em decisões judiciais e na comunicação dos tribunais.

Esse reconhecimento reforça o compromisso da 2ª Região em tornar-se cada vez mais próxima da sociedade, cumprindo sua missão institucional: fazer justiça nas relações de trabalho, contribuindo para a paz social e o fortalecimento da cidadania.
 

Cidadão recebe o flyer da Cartilha de Linguagem Simples durante atendimento no POP JUD RUA

 

Saiba mais

O material em linguagem acessível, intitulado Guia do TRT-2 com explicações simples sobre os termos mais usados na Justiça do Trabalho (clique para acessar) explica, de maneira direta e sem termos técnicos, significados de petição inicial, audiência, sentença, recurso, execução, entre outros.

A linguagem visual é intuitiva e há exemplos práticos e recursos gráficos que ajudam o(a) leitor(a) a acompanhar cada etapa do processo com clareza e segurança. Para consultar, também é possível acessar pelo caminho: Serviços / Informações / Carta de Serviços / Serviços processuais / Conheça seus direitos em linguagem simples (ou clique aqui).