O TRT da 2ª Região realizou em abril uma pesquisa de satisfação sobre o Balcão Virtual. Foram entrevistadas 137 pessoas entre advogados(as), partes no processo, assistentes de advogado/estagiário, entre outros jurisdicionados. O resultado do estudo mostra que a maioria dos participantes está “muito satisfeita” com o serviço oferecido pelo Tribunal.
O item que teve maior aprovação foi o atendimento e a cordialidade dos servidores. Nesse quesito, 97,1% dos entrevistados responderam com nota máxima. Eles também foram questionados sobre facilidade de cadastro, prazo de atendimento, se informações passadas foram claras e fáceis de atender e, por fim, se suas dúvidas foram resolvidas.
Confira:
– 98,8% dos usuários estão muito satisfeitos com a facilidade em se realizar cadastro para o atendimento;
– 91,2% consideraram que o prazo para o atendimento foi rápido e sem espera excessiva;
– 97,1% acharam que o(a) servidor(a) foi cordial e demonstrou boa vontade em atender;
– 94,9% receberam as informações de forma clara e fáceis de entender;
– 79,6% tiveram dúvida, demanda ou questionamento esclarecido/resolvido.
Veja aqui o resultado completo da pesquisa.
Como opinar
Para avaliar o serviço de Balcão Virtual, basta preencher formulário eletrônico enviado no final do atendimento. O link para a pesquisa é encaminhado pelo servidor no chat da plataforma de videoconferência. A participação é voluntária e há espaço para comentários.
A enquete é promovida continuamente pela Coordenadoria de Gestão de Indicadores, e tem por objetivo promover constante melhora das atividades prestadas no Regional.
A plataforma
O Balcão Virtual é uma plataforma de videoconferência para atendimento a advogados, procuradores, partes em processo e cidadãos em geral. O recurso pode ser acessado neste site, no menu Contatos > Balcão Virtual (clique aqui).
O horário de atendimento é das 11h30 às 18h, nos dias que houver expediente. Os usuários são atendidos de acordo com a ordem da entrada na sala. No início da videochamada, é necessário exibir documento original com foto. Vale lembrar que o atendimento telepresencial poderá ser gravado.
O servidor designado para o Balcão Virtual presta o primeiro atendimento e, se necessário, pode agendar a continuidade com outros servidores para a complementação. Se o processo estiver em segredo de justiça, o advogado ou a parte precisa comprovar sua habilitação.
A ferramenta foi oficializada pelo Ato GP nº 14/2021, publicado no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT), observando a Resolução nº 372 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O Balcão Virtual não substitui o Processo Judicial Eletrônico (PJe) em nenhuma de suas finalidades, não exclui outras modalidades de atendimento virtual já utilizadas e não se destina ao contato com os gabinetes de magistrados de 1º e 2º graus.
É importante lembrar também que cabe aos interessados providenciar os meios necessários, celular, computador ou tablet, para o acesso, não sendo de responsabilidade do TRT-2 o fornecimento de suporte técnico