A desembargadora federal Ana Cristina Ferro Blasi, ouvidora substituta e ouvidora da Mulher do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), participou nesta tarde (24/10) do evento de lançamento do Projeto “O Rio Grande Te Escuta – uma ação integrada das Ouvidorias de instituições públicas gaúchas”. A solenidade foi realizada no Palácio da Justiça, em Porto Alegre. O juiz federal Marcos Josegrei da Silva também esteve presente, representando o tribunal.
A inciativa busca promover a integração entre as Ouvidorias de instituições públicas do RS, reunindo os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em prol do atendimento aos usuários de serviços públicos e facilitando o acesso a informações, bem como o encaminhamento de sugestões e denúncias.
Na solenidade, foi apresentado um guia que relaciona as ouvidorias públicas e suas formas de contato. Com ele, será possível ampliar a divulgação dos canais de comunicação dos órgãos do Estado e permitir que o cidadão tenha conhecimento dos assuntos tratados por cada um deles, garantindo um atendimento acessível, ágil e humanizado.
A versão eletrônica do Guia das Ouvidorias pode ser acessado na íntegra pelo seguinte link: https://www.trf4.jus.br/BfTGm.
Durante o evento, o governador Eduardo Leite lembrou que a administração pública deve sempre propiciar um atendimento facilitado e de excelência à população. “Quando trabalhamos em iniciativas de integração das nossas estruturas, em favor do cidadão, fazemos isso pensando em algo que deve ser lembrado constantemente. A vida das pessoas não respeita a compartimentação de estruturas. O cidadão é um só e a vida dele não é dividida conforme suas relações com cada instituição”, ele ressaltou.
“Precisamos trabalhar para atender o cidadão integrando nossos esforços em tudo o que for possível, pois ele é o verdadeiro dono de tudo isso. Precisamos ouvir mais para errarmos menos e percorrer o caminho da excelência na prestação de serviços e na boa aplicação dos recursos”, acrescentou o governador.
As Ouvidorias têm como finalidade proporcionar a comunicação da sociedade com o Poder Público, bem como o acompanhamento das demandas recebidas. Algumas das atividades são o recebimento e tratamento de reclamações, dúvidas, elogios e sugestões de melhorias na prestação de serviços públicos. A atuação das Ouvidorias é essencial, pois favorece a transparência, o trabalho correto de servidores públicos e o funcionamento adequado das instituições.
A organização do Projeto está a cargo da Ouvidoria-Geral do Estado do RS e da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça do Estado do RS. Além dessas, estão participando da iniciativa as seguintes instituições:
– Ouvidoria do Tribunal Regional Federal da 4ª Região;
– Ouvidoria da Assembleia Legislativa do RS;
– Ouvidoria da Defensoria Pública do RS;
– Ouvidoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional RS;
– Ouvidoria da Prefeitura de Porto Alegre;
– Ouvidoria do Ministério Público do Estado do RS;
– Ouvidoria do Tribunal de Contas do RS;
– Ouvidoria do Tribunal de Justiça Militar do RS;
– Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região;
– Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do RS;
– Polícia Civil do RS;
– Corregedoria-Geral da Brigada Militar.
Ouvidorias na Redenção
Para reforçar a divulgação do Projeto “O Rio Grande te Escuta”, será realizada uma ação em Porto Alegre, no sábado (28/10), das 10h às 13h. Próximo ao Monumento ao Expedicionário, localizado no Parque da Redenção, haverá tendas dos órgãos públicos realizando atendimentos e a distribuindo a versão impressa do guia. A estrutura que será montada no local vai contar com tendas para abrigar os funcionários, mesas, cadeiras, internet e energia elétrica e terá identificação com banners. Em caso de chuva forte, o evento será remarcado.
Com informações da Secom do Governo do Estado do RS
A integração das Ouvidorias do RS busca facilitar o acesso a informações, bem como o encaminhamento de sugestões e denúncias (Foto: Maurício Tonetto/Secom Governo do RS)