Aconteceu nesta terça-feira (15/08) apresentação de como serão realizadas as correições ordinárias na Seção Judiciária do Paraná. O encontro foi idealizado pela corregedora regional da Justiça Federal da 4ª Região, desembargadora federal Vânia Hack de Almeida. As Varas Federais da Seção Judiciária do Paraná são as primeiras a serem correicionadas neste biênio 2023/2025. Neste primeiro momento, quatro Varas Federais passam pela verificação que acontece a cada dois anos.
Com a função de fiscalizar e orientar a atividade dos órgãos judiciários e administrativos da primeira instância, a corregedoria visa a aprimorar a prestação jurisdicional. Em sua apresentação, Vânia Hack de Almeida falou sobre as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como julgar mais processos que os distribuídos, julgar os processos mais antigos e valorizar as conciliações. A desembargadora falou também sobre questões relacionadas ao teletrabalho e sobre transformação digital das unidades.
O evento aconteceu no auditório da SJPR com a presença da diretora do Foro da SJPR, juíza federal Luciana da Veiga Oliveira, e da juíza auxiliar da corregedoria, Graziela Soares. Na rápida solenidade de abertura, estiveram presentes também magistrados e servidores da 10ª, 14ª, 17ª e 19ª Varas Federais de Curitiba e da Seção Execução Penal de Catanduvas.
A correição nas Varas Federais da capital paranaense será encerrada na quinta-feira (17). Ainda no mês de agosto, a corregedoria do TRF4 segue para Maringá e Campo Mourão, entre outras cidades dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Neste primeiro momento, quatro Varas Federais passam pela verificação que acontece a cada dois anos ()