Em comemoração ao Dia da Luta da Pessoa com Deficiência (21/9), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promovem nos dias 19 e 20 de setembro, o seminário “Capacitismo e Interseccionalidade: Experiências Específicas, Desafios Coletivos”. O evento acontece na sede do TST, em Brasília, e objetiva a reflexão sobre a luta da pessoa com deficiência para sua participação social e, mais especificamente, acerca das barreiras para inclusão no mercado de trabalho.
Confira a programação completa.
As atividades do dia 19 são abertas ao público em geral e podem ser acompanhadas, pelo canal do TST no YouTube. No dia 20, o conteúdo é destinado exclusivamente a servidoras(es) e à magistratura da Justiça do Trabalho.
As inscrições podem ser feitas até 18/9 neste formulário.
Palestras
O seminário abordará temas como o acesso da mulher com deficiência ao emprego digno; o combate ao capacitismo no âmbito da Justiça do Trabalho e a Interseccionalidade entre o Quilombo e o Orgulho LGBTI+ no universo das pessoas com deficiência. Entre os(as) palestrantes estão Marcelo Zig, ativista e fundador do Coletivo de Pessoas Pretas com Deficiência (Quilombo PcD), e Priscila Siqueira, pessoa com nanismo, psicóloga e especialista em acessibilidade, diversidade e inclusão. Está confirmada também a participação da coordenadora do Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Anahi Guedes de Mello.
Prêmio Justiça do Trabalho Acessível 2023
Na ocasião, ocorrerá a cerimônia de premiação da 2ª edição do Prêmio Justiça do Trabalho Acessível, que vai condecorar os tribunais regionais do trabalho com as melhores práticas relacionadas à acessibilidade. O prêmio é uma iniciativa da Comissão e da Assessoria de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão do TST.