Realizada com transmissão pelo YouTube, nos dias 9 e 10 de maio, a Semana de Prevenção e Combate ao Assédio e Discriminação reuniu especialistas para debater e refletir sobre a importância do tema no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2).
Durante o evento, os voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) Antônio Batista e Helena Augusta Candido Gomes tratatam da importância da fala e da escuta em casos de violência e discriminação. Também falaram sobre o trabalho na instituição, que atua na prevenção do suicídio e oferece apoio vonluntário e ininterrupto a todos(as) que precisarem e quiserem conversar, pelo telefone 188, ou pelo site https://cvv.org.br. Confira a palestra na íntegra, aqui.
Já a responsável pela Diretoria de Apoio aos Servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo, Patrícia De Rosa Pucci Canavarro, abordou os impactos do assédio e da discriminação no ambiente de trabalho. Além de explicar o que são assédio moral, sexual e discriminação, ela pontuou os efeitos dessas práticas, tanto para a vítima, que corre risco de agravamento de doenças, quanto para a instituição, que terá impactos na produtividade. Também frisou a necessidade de capacitação de todos os profissionais, especialmente gestores(as), já que comumente assediadores(as) não têm consciência do assédio perpetrado. Assista neste link.
Saiba mais
O evento também contou com a participação da desembargadora Beatriz Helena Miguel Jiacomini, vice-ouvidora do TRT-2, e de Oswaldo José Costa da Silva Leme, vice-coordenador dos Comitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no Primeiro e no Segundo Grau do órgão. A Semana de Prevenção e Combate ao Assédio e Discriminação foi instituída pela Resolução CNJ n. 450/2022 para sensibilizar e conscientizar equipes de todos os tribunais do país sobre a importância do combate a essas práticas.