No Dia Internacional da Mulher (8/3), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) realizou a roda de conversa “Mulheres e os desafios da modernidade líquida”, que contou com a participação de magistradas, servidoras, estagiárias e terceirizadas para debater a situação da mulher no meio sócioinstitucional. O presidente do tribunal, desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, também participou do encontro.
Mediada pela servidora Juliana Mayer Goulart, que é mestranda em Direitos Humanos, gestora de equipes e integrante do laboratório de Inovação da Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS), a roda incentivou o questionamento “como ser mulher e o que pesa enquanto mulher”, através das vivências diversas das participantes.
“O Dia das Mulheres nada mais é do que uma data para lembrarmos que temos direito de ocupar os mesmos lugares, de termos as mesmas liberdades, de estar nos espaços de poder”, afirmou Goulart.
A desembargadora Taís Schilling Ferraz apontou a sensação de sobrecarga que recai sobre mulheres: “as demandas vêm e há o desdobramento para cumpri-las, não sobrando tempo para comemorar nossas conquistas, pois os desafios sempre estão aí”.
“A forma como nos relacionamos com as mulheres mostra a maneira como nos relacionamos com o mundo, na medida em que reproduzimos palavras e ações por conta do estado atual das coisas, numa exigência histórica que é reproduzida automaticamente”, afirmou a diretora da Divisão de Gestão de Pessoas, Maria Regina Junqueira e Silva.
“É preciso também que os homens estejam presentes nessas lutas pela igualdade. A estrutura se replica, pois ela atua tanto sobre as mulheres quanto sobre aos homens”, trouxe Goulart a respeito do papel masculino na sociedade, advertindo sobre a necessidade de educar combatendo o machismo e o racismo.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
O evento aconteceu no plenário do TRF4 (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)
A servidora Juliana Mayer Goulart mediou o evento (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)
Encontro reuniu magistradas, servidoras, estagiárias e terceirizadas do TRF4 (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)