Nessa terça-feira (16/7), o ministro-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lelio Bentes Corrêa, e a desembargadora-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), Beatriz de Lima Pereira, participaram de uma roda de conversa no ABC Paulista com trabalhadores da metalurgia. Participaram do evento também o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC), Moisés Selerges, e a procuradora do trabalho Sofia Vilela.
Na ocasião, discutiu-se, entre outros temas, o enfrentamento aos assédios moral e sexual. A presidente do TRT-2 destacou pontos em comum entre aqueles trabalhadores e o Judiciário: “Todos nós somos frutos de uma mesma sociedade, e podem ter certeza de que os problemas que vocês enfrentam, nós também enfrentamos, no âmbito do poder público”. Veja o álbum de fotos aqui, disponibilizado pelo SMABC.
Sobre o assunto, o ministro-presidente do TST ressaltou que o combate ao assédio é prioridade para uma sociedade que se quer verdadeiramente moderna e civilizada. “Isso deve se dar no âmbito das empresas privadas e no âmbito do serviço público. A relação de poder decorrente de uma relação de trabalho não pode, de forma nenhuma, esconder ou servir de pretexto para a violação de direitos da personalidade”, acrescentou.
Ainda na mesma data, o ministro e a desembargadora participaram de videoconferência com aprovados(as) no Concurso Nacional da Magistratura do Trabalho, cuja posse, no próximo dia 26 de julho, se dará simultaneamente em todos os respectivos TRTs de ingresso, inclusive no TRT-2.