Nesta sexta-feira (10/5), o IV Encontro Nacional do Poder Judiciário (Enam) foi encerrado com a outorga do III Prêmio CNJ da Memória do Judiciário. Realizada no Tribunal de Justiça de São Paulo, a cerimônia reuniu personalidades do direito, estudantes e participantes do Enam.
A entrega das condecorações contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso, que compôs a mesa de abertura e destacou a importância da iniciativa.
“Olhar para o passado e aprender com ele é sempre uma boa maneira de desenhar o futuro”, disse Barroso, logo antes de anunciar que a próxima sede do Enam será a cidade de Goiânia (GO).
Também compondo a mesa, a desembargadora-presidente Beatriz de Lima Pereira, do TRT da 2ª Região, destacou que o êxito do encontro só foi possível pela colaboração de todos os tribunais envolvidos. A magistrada ressaltou que o TRT-2 não participa somente para cumprir regulamentações, mas “porque acredita na relevância do cuidado com o registro da história e da preservação da memória do Poder Judiciário”.
Na oportunidade, a dirigente elogiou a iniciativa do CNJ e afirmou estar honrada com a inclusão dos acervos de acórdãos do Regional no Programa Memória do Mundo da Unesco (relembre aqui).
Também prestigiaram o evento desembargadores(as), juízes(as) e servidores(as) dos tribunais participantes e do Centro de Memória do TRT-2, área que se dedica à preservação e difusão dos bens culturais do Órgão.
Prêmio
Instituído pela Resolução CNJ n. 429, de 20 de outubro de 2021, o Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário é dividido em sete categorias: especial; difusão cultural e direitos humanos; trabalho acadêmico ou científico; patrimônio cultural arquitetônico; patrimônio cultural arquivístico; patrimônio cultural bibliográfico; e patrimônio cultural museológico.
O objetivo é contemplar trabalhos que visam à promoção dos direitos humanos e à preservação, valorização e difusão dos bens culturais materiais e imateriais do Poder Judiciário.
Mesa de trabalhos
Além do ministro e da desembargadora Beatriz de Lima Pereira, também compuseram a mesa os seguintes presidentes: o desembargador Fernando Torres Garcia (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo); o desembargador Carlos Mutta (Tribunal Regional Federal da 3ª Região); o desembargador Silmar Fernandes (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) e o desembargador Enio Luz Rosseto (Tribunal de Justiça Militar de São Paulo).
Dia da Memória do Judiciário
Para marcar o 10 de maio, Dia da Memória do Judiciário, a Secretaria de Comunicação do TRT-2 fez um reels para o Instagram. O vídeo mostra os avanços da Justiça ao longo do tempo e o compromisso permanente da instituição em atender a sociedade. Confira o vídeo no final da notícia.
Enam
Realizado de 7 a 10 de maio, o IV Encontro Nacional do Poder Judiciário (Enam) ocorreu em São Paulo, com abertura sediada no TRT-2 (saiba mais). O evento capacitou arquivistas, historiadores(as), museólogos(as), bibliotecários(as) e pessoas interessadas na preservação da memória do Judiciário. Compuseram a programação apresentações culturais, paineis, oficinas e visitas técnicas. Acesse o álbum de fotos aqui.