Diversos usuários apontaram, recentemente, o recebimento de e-mails falsos em nome do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. As comunicações se passam por mensagens relativas ao Processo Judicial Eletrônico (PJe). São, na verdade, tentativas de obter ilegalmente informações confidenciais dos destinatários e infectar seus computadores com softwares maliciosos.
Uma série de características diferencia os golpes das mensagens reais enviadas pelo serviço de acompanhamento processual do PJe. Se algo parecer errado, a orientação é desconfiar da autenticidade do e-mail e excluí-lo imediatamente. É importante o usuário verificar também a pasta de spam, pois algumas mensagens falsas podem cair ali.
Confira abaixo como identificar comunicações legítimas:
O remetente é suporte-pje@trtsp.jus.br; A mensagem é enviada para o e-mail cadastrado no PJe; A mensagem é alinhada à esquerda; A saudação contém o nome da pessoa. Se tiver saudações genéricas, como “Prezado(a)” ou o endereço de e-mail, é e-mail falso; Os nomes das partes são citados nas mensagens; O assunto é “Movimentação processual do processo 1PPPPPP-DD.AAAA.5.02.OOOO”, sendo:
P = número do processo;
D = dígito verificador;
A = ano;
O = órgão de origem.