Edifício Matarazzo (sede da Prefeitura de São Paulo-SP), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Pateo do Colégio, Viaduto do Chá, Biblioteca Mário de Andrade, Monumento às Bandeiras e Ponte Estaiada receberam iluminação na cor verde em apoio à campanha Abril Verde. A ação é promovida anualmente pela Justiça do Trabalho e visa chamar atenção para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. As construções voltarão a ser iluminadas nesta cor entre os dias 27 e 30/4.
A adesão do Município de São Paulo à ação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decorreu de uma iniciativa do Programa de Trabalho Seguro do TRT da 2ª Região (TRT-2). Fachadas de unidades do Regional também receberam iluminação especial – confira o álbum com as imagens dos fóruns Ruy Barbosa, da Zona Sul e da Zona Leste.
Segundo o gestor regional do Programa de Trabalho Seguro do TRT-2, desembargador Ricardo Nino Ballarini, o Abril Verde tem o objetivo de conscientizar a sociedade da importância de se prevenir contra acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Além de reforçar a necessidade da manutenção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis.
Dados
De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (https://smartlabbr.org/sst), apenas no ano de 2022, foram notificados 612.920 acidentes laborais no Brasil, dos quais 2.538 resultaram em mortes. Os números abrangem somente os casos notificados de profissionais com vínculo de emprego formal, não incluindo pessoas em atividade informal.
“Além de atentar contra a vida e a saúde da pessoa que trabalha para ter sustento e prejudicar seu desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional, esses acidentes também trazem consequências perversas aos familiares da pessoa que foi vítima de algo laboral que poderia ter sido evitado”, explica o desembargador Ricardo Nino Ballarini.
O magistrado acrescenta que “as consequências se refletem também na sociedade, pois há um elevado custo material pelo necessário pagamento de benefícios previdenciários, tratamentos médicos e outras despesas suportadas pelos tributos pagos, sendo que as empresas perdem competitividade e a economia é prejudicada com todos esses impactos”.
O mês de abril foi escolhido para a campanha porque traz duas datas importantes que têm relação com o tema: o Dia Mundial da Saúde (7/4) e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28/4).
Seminário
Em 23 e 24 de abril, o TST promove o “Seminário Democracia é inclusão: impactos da informalidade na saúde e segurança do trabalho”. O evento ocorrerá nas dependências do TST, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal do órgão no YouTube, e já está com inscrições abertas. Confira neste link todas as informações