Na tarde de ontem (18/9), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e a Justiça Federal do Rio Grande Sul (JFRS) apresentaram iniciativas de inovação na terceira edição do Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (3° FestLabs). O FestLabs, que está acontecendo no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, é o maior evento nacional de inovação da Justiça brasileira. Uma equipe do tribunal promoveu painel sobre o projeto Tramitação Ágil (TA), enquanto a juíza da JFRS Daniela Tocchetto Cavalheiro abordou o gerenciamento de um laboratório de inovação.
O TA é um projeto que foi desenvolvido pelo laboratório de inovação do TRF4, o Inspiralab, e que trouxe maior automatização dos atos ordinatórios do processo judicial dentro do sistema eproc da Justiça Federal da 4ª Região através do uso de metadados, possibilitando ganho de celeridade na tramitação das ações.
O painel, que ocorreu das 16h30 às 17h30, foi apresentado pelo juiz Eduardo Picarelli, gestor do projeto, e pelos servidores do tribunal Alexandre Antonini, gerente do projeto e assessor de Projetos e Inovação, Marlon Silveste, diretor da Secretaria de Sistemas Judiciários, e Theo Franco, diretor da Divisão de Interoperabilidade de Sistemas e Inteligência Artificial. Eles falaram sobre os objetivos do Tramitação Ágil e como o projeto vem funcionando na 4ª Região desde sua implantação, iniciada em fevereiro deste ano.
A equipe explicou que a ferramenta está sendo utilizada em processos que envolvem benefícios por incapacidade, automatizando apenas atividades de cunho não decisório do processo judicial e impulsionando a ação em um novo fluxo, que transforma dias de tramitação em minutos. A estimativa da gestão do TRF4 é de que o TA reduza o tempo de tramitação em 58% e gere uma economia em força de trabalho estimada em R$ 34 milhões anuais.
Já a juíza Daniela Cavalheiro foi a facilitadora de uma atividade de “Comunidades de Prática”, entre 17h e 18h, conversando com participantes do FestLabs sobre as atividades de gerenciamento de laboratório de inovação.
Cavalheiro é a juíza coordenadora do laboratório da JFRS, o iNOVATCHÊ, desde a fundação do grupo em abril de 2019. Na conversa, ela trocou experiências com os participantes sobre a coordenação da equipe de laboratoristas capacitados em metodologias e práticas de inovação.
Sobre o Encontro
Esta edição do FestLabs está sendo promovida de forma conjunta pelos cinco tribunais gaúchos, Tribunal de Justiça (TJRS), Tribunal de Justiça Militar (TJMRS), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) e TRF4, e pela JFRS. O evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O FestLabs é um espaço de compartilhamento de experiências e fomento de parcerias vitais para a Política de Gestão da Inovação no Poder Judiciário, instituída pela Resolução nº 395/2021 do CNJ. Este ano, com o tema “Inteligências para a Inovação”, o evento explora três eixos essenciais: a inteligência humana, a artificial e a colaborativa.
Ao longo do encontro, uma série de palestras, painéis e oficinas proporciona para o público um cenário inspirador, com debate de ideias inovadoras e ambiente de atuação coletiva. O resultado desta integração será a base para novos projetos com a finalidade de criar, ampliar e qualificar a atuação do Sistema de Justiça em benefício de toda a coletividade.
Para mais informações, acesse o site oficial do 3º FestLabs: https://festlabs.trf4.jus.br/festlabs/controlador.php?acao=principal.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
Equipe do TRF4 apresentou o projeto Tramitação Ágil no 3º FestLabs (Foto: Diego Beck/TRF4)
O evento reúne equipes de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (Foto: Diego Beck/TRF4)
O juiz Eduardo Picarelli falou sobre o funcionamento do Tramitação Ágil (Foto: Diego Beck/TRF4)
A juíza Daniela Tocchetto Cavalheiro conversou sobre o gerenciamento de um laboratório de inovação (Foto: Diego Beck/TRF4)