Juízes e servidores da Justiça Federal do RS (JFRS) compartilharam processos de trabalho na área administrativa e judiciária com colegas da Justiça Federal do Rio de Janeiro (JFRJ) na semana passada. Automatização processual, perícias, processo eletrônico, cumprimento de mandados foram algumas das temáticas debatidas com a comitiva carioca.
A visita técnica iniciou, na quarta-feira (28/2), com a presença dos juízes Eduardo André Brandão, diretor do Foro da JFRJ, Roberto Dantes Schuman de Paula e Dario Ribeiro Machado. O diretor do Foro da Justiça Federal do Espírito Santo (JFES), juiz Rogério Moreira Alves, também veio junto conhecer o trabalho desenvolvido em solo gaúcho. Eles foram recebidos pela diretora e vice-diretor do Foro da JFRS, juíza Carla Evelise Justino Hendges e juiz Fábio Dutra Lucarelli, respectivamente.
Na sequência, os magistrados foram para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) onde acompanharam a apresentação sobre o projeto Tramitação Ágil, desenvolvido para acelerar o trâmite processual nas ações por incapacidade e que já está sendo expandido para outras matérias. O juiz Eduardo Picarelli, responsável pelo projeto, e o assessor de Projetos e Inovação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Alexandre Antonini, mostraram a ferramenta que automatiza atividades de cunho não decisório por meio do uso de metadados, reduzindo o tempo de tramitação do processo.
Os juízes da JFRJ e JFES ainda conheceram o funcionamento e organização da Central de Perícias. A automatização dos cálculos judiciais e os programas desenvolvidos para as ações previdenciárias também foram mostrados para os magistrados.
Na quinta e sexta-feira (29/2 e 1/3), servidores da JFRJ desembarcaram na capital gaúcha para a visita técnica. A diretora da Secretaria Geral Luciene Cunha Dau, a diretora da Subsecretaria de Atividades Judiciárias Andréa Alves Inocêncio, o assessor de Governança de Atividades Judiciárias Thiago de Paiva Guedes, a coordenadora de Gestão de Sistemas Márcia Helena Schuck Magalhães Vaz, o coordenador de Controle de Mandados Edgard Xavier da Silva Junior e o supervisor da Seção de Sistemas Processuais Igor Luiz Maia da Silva também conheceram o projeto Tramitação Ágil e a Central de Perícias.
Eles ainda esclareceram dúvidas sobre o sistema de assistência judiciária gratuita e o pagamento e cadastramento de peritos. Visitaram a Central de Atendimento ao Público, conhecendo os serviços disponibilizados no local. As rotinas das varas criminais e também do sistema de processo eletrônico, e-proc, como intimações urgentes e perfil “autoridade”, também foram debatidos na visita. A troca de experiências entre colegas gaúchos e cariocas terminou na Central de Mandados de Porto Alegre, onde conversaram sobre a distribuição e organização do trabalho dos oficiais de justiça.
Secos/JFRS (secos@jfrs.jus.br)
Projeto Tramitação Ágil é apresentado para os juízes da JFRJ e JFES (Secos/JFRS)
Cejuscon foi um dos locais que recebeu a visita (Secos/JFRS)
Servidores da JFRJ conhecem Central de Atendimento ao Público de Porto Alegre (Secos/JFRS)
As rotinas dos processos criminais também foram discutidas (Secos/JFRS)
A organização envolvida no cumprimento de mandados judiciais foi apresentada na visita técnica (Secos/JFRS)