O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, participou, nesta terça-feira (28), da cerimônia de posse do juiz de direito Jayme Martins de Oliveira Neto, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), no cargo de conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Ministro Humberto Martins em posse no CNMP. | Foto: Gustavo Lima/STJ
A solenidade de posse ocorreu na sede do CNMP, em Brasília, e teve como anfitrião o presidente do órgão e procurador-geral da República, Augusto Aras. Com a chegada do novo conselheiro, o CNMP passa a contar com a sua composição completa: 14 integrantes.
Em seu discurso, o presidente do STJ destacou a trajetória de Jayme Martins como magistrado, bem como a sua experiência enquanto presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) – credenciais que, segundo o ministro, fortalecerão a atuação do Ministério Público brasileiro.
“O conselheiro Jayme Martins certamente compartilhará seu conhecimento, sua experiência e sua capacidade de trabalho na elevada missão do Ministério Público de promover o bem na causa maior da justiça, dando a cada um na medida adequada e devida”, afirmou.
Ao agradecer ao ministro, o novo conselheiro do CNMP lembrou que ambos desenvolveram uma convivência produtiva e proveitosa durante o seu mandato como presidente da AMB entre 2017 e 2019 – em parte desse período, Martins exerceu o cargo de corregedor nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2018 a 2020.