A desembargadora federal Salise Monteiro Sanchotene, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), está participando da 1ª Hackathona do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), iniciativa que reúne 150 participantes, divididos em dez equipes, para apresentação de propostas e realização de debates sobre inovação no Poder Judiciário. Ao final dos três dias do evento as equipes que apresentarem as melhores propostas serão premiadas e a desembargadora Salise Sanchotene é uma das juradas da Hackatona.
O evento está sendo realizado no Palácio da Justiça do TJRS até a sexta-feira (2/8), em um ambiente que vai promover a inovação e a diversidade de pensamento, com oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de habilidades para os participantes. A cerimônia de abertura ocorreu na tarde de hoje (31/7) e foi transmitida pelo canal do TJRS no YouTube.
De acordo com a organização do evento, cada equipe receberá desafios complexos e específicos, que buscam estimular o pensamento crítico e a criatividade, e refletem problemas reais e atuais que precisam ser resolvidos no Judiciário gaúcho. A experiência será imersiva em salas temáticas e montadas especialmente para o evento. Os conteúdos que vão ser abordados na 1ª Hackathona são:
1. Uso da inteligência artificial para automatizar a emissão de documentos comunicativos;
2. Organização da tramitação ágil para automatizar o movimento processual;
3. Impacto das classificações processuais no andamento processual;
4. Gestão de grande volume de conclusões nas unidades;
5. Comunicação fluida e eficaz entre os setores do tribunal.
Segundo a juíza-corregedora do TJRS Andréa Russo, “as soluções propostas ajudarão na melhoria dos nossos serviços”. Ela afirmou que o projeto “incentiva a continuidade da inovação e do aprimoramento, além de aumentar a motivação e o engajamento dos colaboradores. Os games e a Hackathona vão impulsionar cada um a superar limitações e contribuir ativamente para os objetivos do TJRS”.
A cerimônia final de premiação das equipes vencedoras do evento acontecerá na sexta-feira (2/8), das 11h às 12h30, e será transmitida ao vivo pelo canal do TJRS no YouTube.
Com informações da Assessoria de Comunicação do TJRS
A abertura do evento ocorreu na tarde de hoje (31/7) no Palácio da Justiça, em Porto Alegre (Imagem: Canal TJRS/YouTube)
A desembargadora federal Salise Monteiro Sanchotene participa como jurada da Hackatona (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)