A Escola Judicial de Magistrados e Servidores (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) realizou entre quarta-feira (3/4) e hoje o curso “Direito Previdenciário: aspectos práticos”, dirigido a magistrados e servidores da 4ª Região. O evento aconteceu no auditório da Justiça Federal de Santa Catarina, em Florianópolis e também foi transmitido por streaming.
Sob a coordenação científica da desembargadora Eliana Paggiarin Marinho e da juíza federal Gabriela Pietsch Serafin, o objetivo do curso foi ampliar a compreensão do processo administrativo previdenciário de concessão de benefícios. Foram abordadas as formas de acesso aos dados previdenciários e sua interpretação e os novos conceitos envolvendo a Inteligência Artificial. O grupo ainda compartilhou experiências e possibilidades de aprimoramento na área.
Busca de soluções
O curso foi aberto pelo desembargador Alexandre Gonçalves Lippel, que pontuou a necessidade de desenvolver competências no direito previdenciário, tendo em vista o impacto que trará o uso da Inteligência Artificial nos processos.
“A criação das ferramentas eletrônicas Tramitação Ágil (TA) e Automatização da Tramitação Processual (ATP) surge paralelamente à utilização de Inteligência Artificial pelo INSS, exigindo o estudo e debate no âmbito da Justiça Federal da 4ª Região”, ressaltou Lippel.
Segundo o magistrado, é preciso “identificar os problemas que os diversos atores processuais estão enfrentando, permitir o diálogo efetivo entre eles e fomentar a criação de soluções que levem em consideração a complexidade e multifatoriedade do direito previdenciário”.
O curso contou com cinco painéis e a participação de 687 ouvintes, sendo 119 presenciais e 568 telepresenciais.
Acesse a programação neste link: https://encurtador.com.br/hklG8
Desembargador Alexandre Lippel abriu o curso (Foto: Imprensa SJSC)