A corregedora regional da Justiça Federal da 4ª Região, desembargadora Vânia Hack de Almeida, realizou ontem (1º/8) visitas institucionais no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR) e na seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), em Curitiba. A magistrada estava acompanhada dos juízes auxiliares da Corregedoria Graziela Soares, Eduardo Picarelli e Tiago Martins.
Os encontros tiveram como objetivos fazer a apresentação da nova gestão da Corregedoria, que assumiu no último mês de junho para o biênio 2023-2025, e fortalecer o diálogo e a aproximação das instituições para projetos que possam contar com a colaboração dos órgãos envolvidos.
Na OAB, a visita contou com a presença da presidente da seccional, Marilena Winter, e de diversos advogados que atuam em matéria de competência da Justiça Federal. Durante o encontro, a corregedora escutou sugestões da advocacia e apresentou ações, projetos e outras inovações no sistema de processo eletrônico eproc.
O projeto Tramitação Ágil foi uma das pautas debatidas na reunião. A iniciativa da Justiça Federal da 4ª Região visa desburocratizar os processos, automatizando atos que resultavam em um “tempo morto” do processo e deixando o foco das pessoas para as decisões que realmente precisam de atenção nos autos.
A corregedora e os juízes auxiliares informaram que o projeto piloto foi desenvolvido no Paraná e resultou em uma redução de 57% do tempo de tramitação da sentença, buscando assim atender demandas apresentadas pela advocacia e pela Procuradoria Federal.
“Escolhemos começar pelo ramo do Direito Previdenciário porque este precisa de tramitação rápida. Queremos cada vez mais criar fluxos automatizados. Estamos bem otimistas quanto à celeridade que vamos conseguir imprimir a partir dessa nova etapa”, explicou o juiz Eduardo Picarelli sobre o projeto Tramitação Ágil.
Ao avaliar o resultado das visitas, a desembargadora Vânia destacou: “o TRF4 tem agido de forma interinstitucional. Precisamos desse trabalho consensual, colaborativo e interessado. Tivemos um diálogo produtivo e agradável, que mostra que podemos seguir conversando”.
Com informações da Assessoria de Comunicação da OAB/PR
A corregedora da Justiça Federal da 4ª Região, desembargadora Vânia Hack de Almeida (2ª da esq. p/ dir.), visitou o TJ e a OAB do Paraná ontem (1º/8) (Foto: Comunicação/OAB/PR)
As visitas institucionais buscaram fortalecer o diálogo do TRF4 com os órgãos paranaenses (Foto: Comunicação/OAB/PR)