CNJ promove ação para emitir registro civil de população vulnerável

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

 

Entre os dias 8 e 12 de maio, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove em todo o país a Semana Nacional do Registro Civil do Poder Judiciário, também chamada de “Registre-se”. O objetivo é combater o sub-registro civil de nascimento no Brasil, ampliando o acesso à documentação básica para todos os brasileiros.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2,7 milhões brasileiros não contam com certidão de nascimento. A situação é alarmante e atinge, sobretudo, pessoas em estado de vulnerabilidade, foco da campanha.

Durante os cinco dias, oficiais de registro atenderão solicitações de certidão de forma prioritária. No mesmo local, a população atendida poderá também obter o restante dos documentos, como CPF, RG, inclusão no CadÚnico para o recebimento de benefícios sociais, entre outros.

Em São Paulo, a iniciativa conta com o apoio do TRT da 2ª Região e acontece no Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua, localizado na rua Riachuelo, 268, Centro. Mais informações podem ser obtidas no site oficial da campanha. Clique aqui.