O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região sedia, na próxima segunda-feira (26/6), o ciclo de palestras “Transformar o olhar”, com o objetivo de abordar ações para acolhimento e inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade econômico-social. O evento acontece entre 14h e 17h30, no auditório do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, em São Paulo. Inscreva-se aqui.
As apresentações têm como objetivo promover uma cultura institucional livre de discriminação, buscando criar um ambiente propício para a implantação do programa “Transformar”, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (Resolução nº 497/2023).
A iniciativa estabelece critérios para a inclusão social pelos tribunais e conselhos. A previsão é de reserva de, no mínimo, 5% das vagas nos contratos que envolvam prestação de serviços contínuos, com dedicação exclusiva de mão de obra, para mulheres incluídas em rol de situações de vulnerabilidade.
Confira abaixo a programação completa:
14h
Abertura: Desembargadora Beatriz de Lima Pereira – Presidente do TRT2
14h10
“Da violência de gênero ao feminicídio”
Palestrante: Juliana Gentil Tocunduva – Promotora de Justiça no Estado de São Paulo
15h
“Trabalho como instrumento de superação da situação de violência”
Palestrante: Vanessa Martini – Procuradora do Trabalho na 15ª Região
15h50
Coffee break
16h10
“Mulheres egressas do sistema prisional e o papel do Estado/sociedade para ressignificar sua cidadania”
Palestrante: Eliseu Soares Lopes – Assessor de Participação Social e Diversidade do Ministério da Justiça e Segurança Pública – Ministério da Justiça
17h
Perguntas e respostas
Mediadora: Juíza Sandra Assali – Auxiliar da Presidência do TRT2