Interessados em participar da 17ª Semana Nacional de Conciliação no âmbito do TRT da 2ª Região têm até a próxima segunda-feira (17/10) para fazer inscrições. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça e acontece entre os dias 7 e 11 de novembro. Neste ano, o slogan escolhido foi: “Menos conflitos e mais recomeços”.
O mutirão é a oportunidade ideal para quem deseja finalizar um conflito na Justiça do Trabalho com menos burocracia e contribuição de todas as partes envolvidas. Confira, abaixo, as principais perguntas e respostas sobre o evento.
Como se inscrever?
A inscrição de processos pelas partes é realizada na página do TRT da 2ª Região, no Portal da Conciliação, na área Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Conflitos Individuais). Ou clique aqui.
Qualquer parte pode se inscrever?
Sim, a iniciativa da inscrição pode partir de qualquer parte. Vale lembrar que o Judiciário Trabalhista está o ano inteiro aberto a iniciativas que visem à conciliação.
E se for necessário inscrever vários processos?
Partes ou advogados(as) podem inscrever listas de processos pelo e-mail nupemec@trt2.jus.br. A mensagem deve conter numeração integral dos processos, a fase processual e os nomes das partes envolvidas.
As audiências serão presenciais?
Sim, mas elas também podem ser realizadas na modalidade telepresencial (todos participam por videochamada) ou híbrida (parte presencial e parte por videochamada), a requerimento das partes. Processos que tramitam pelo Juízo 100% Digital, no entanto, terão audiências necessariamente telepresenciais. Nas varas do trabalho, todas as modalidades são possíveis, a critério do(a) magistrado(a) em exercício na unidade.
Posso inscrever processos em fase recursal?
Sim. As inscrições de casos em face recursal devem ser realizadas exclusivamente pelo Portal da Conciliação. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cejusc2inst@trtsp.jus.br.
Saiba mais sobre a Semana Nacional da Conciliação no Provimento GP/CR nº 03/2022, que regulamenta o evento no TRT-2.