A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por intermédio do grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), promoveu na última sexta-feira o minicurso gratuito “Diálogos entre Línguística e Direito: uma introdução à Linguística Forense”, que foi ministrado pelo juiz Roberto Lima Santos, da 7ª Vara Federal de Florianópolis. A atividade aconteceu no auditório do Centro de Comunicação e Expressão e teve a mediação da analista judiciária da 7ª VF Cristiane Martins de Paula Luz, com coordenação da professora Cristine Görski Severo, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC.
A linguística forense é uma área de estudo que analisa a linguagem em contextos forenses, ou seja, em situações de interação entre a linguagem e os sistemas jurídico, judiciário e ético, além de policial. Considerando os contextos policiais e jurídicos de uso da linguagem, o curso pretendeu contribuir com a formação do profissional da área de Letras, atentando para a formação de peritos em linguagem que possam atuar na esfera jurídico-criminal. Foram abordados temas como a relação entre Direito e linguagem, linguística forense como ramo da linguística aplicada; crimes de linguagem, discurso intolerante, fonética forense e laudo pericial, entre outros.
O juiz Roberto Lima Santos é pós-graduado em Linguística Forense pela Faculdade Unyleyia, mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). A analista Cristiane Martins de Paula Luz é mestra e doutoranda em Linguística pela UFSC.
Com informações de Notícias da UFSC.
()
()