TRT-2 inaugura projeto que valoriza personalidades da Justiça do Trabalho

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

Na tarde dessa quinta-feira (29/8), foi inaugurado o projeto “Pontos de Memória”, que visa divulgar histórias de vida e contribuições de pessoas que dão nomes a espaços do TRT-2, como fóruns e salas. O primeiro local a receber a marca homenageia o juiz Maurício Miguel Abou Assali, falecido em 6 de setembro de 2022, e está instalado no Centro de Excelência do 1º grau (localizado no 2º andar, bloco B, do Fórum Ruy Barbosa).

Concebido pela Seção de Gestão de Memória, o “Pontos de Memória” consiste na aposição de quadro com foto e texto com a biografia do(a) homenageado(a) próxima ao acesso e/ou placa de inauguração de cada espaço.

Na estreia, a presidente do Regional, desembargadora Beatriz de Lima Pereira, abordou a importância do projeto ao afirmar que “todos, curiosos ou não, merecemos a oportunidade de conhecer a razão por que determinado espaço recebeu o nome daquele alguém”. A dirigente falou ainda sobre o magistrado, falecido um mês antes de ela assumir a Presidência. “O otimismo, a alegria, a disposição para o trabalho e a retidão do Maurício me acompanharam em toda a gestão”, comentou.

Após o descerramento da placa, realizado pela desembargadora-presidente e pelo presidente eleito para o biênio 2024-2026, Valdir Florindo, o desembargador César Augusto Calovi Fagundes, amigo de Maurício desde a faculdade, definiu o juiz como “um exemplo de profissional dedicado ao trabalho, às questões associativas e institucionais”.

Já a juíza auxiliar da Presidência, Sandra Miguel Abou Assali Bertelli, irmã do agraciado, relembrou momentos vividos ao lado do familiar e destacou o envolvimento dele em questões políticas e sociais. “O respeito pela Justiça, pelos colegas e servidores, assim como a crença na relevância de se prestar um serviço público de qualidade, eram as marcas do Maurício e nos inspiraram na idealização deste Centro de Excelência”, declarou.

A inauguração contou também com a presença de magistrados(as), servidores(as), amigos(as) e familiares do homenageado, como a mãe, Yvone Abou Assali.

Confira o álbum com as fotos do evento.

Perfil

Nascido em Marília-SP, em 19 de dezembro de 1964, Maurício Miguel Abou Assali formou-se em direito na Universidade de São Paulo em 1987, época em que participou do movimento estudantil pela redemocratização do país. Exerceu advocacia até 1994, ano em que foi aprovado em concurso para oficial de justiça da 2ª Região. Em 1996, foi aprovado no concurso da magistratura e nomeado juiz substituto do órgão, tendo atuado em diferentes unidades (7ª e 26ª Varas do Trabalho da capital e 1ª Vara do Trabalho de Suzano-SP) até ser promovido a titular da 1ª Vara do Trabalho de São Paulo-SP, em 2005. Integrou comissões de concurso para a magistratura, a Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região e exerceu o cargo de juiz auxiliar da Corregedoria no biênio 2016-2018.

Próximos pontos

A cada trimestre, um novo ponto de memória será inaugurado, contemplando diferentes salas e fóruns da jurisdição do TRT-2. Ainda este ano, receberão as placas a Biblioteca Dr. Nebrídio Negreiros, também no Fórum Ruy Barbosa (10º andar, bloco B), e a Sala de Audiências Francisco Pugliesi, no Ed. Sede (1º andar).