TRT-2 participa de atendimento à população vulnerável na zona leste de São Paulo

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

 

 

Até esta quinta-feira (29/8), pessoas carentes e/ou em situação de rua recebem atendimento no Poupatempo Itaquera, na zona leste de São Paulo-SP, durante a quinta edição do “Pop Rua Jud Sampa”. Confira as fotos do primeiro dia da ação aqui.

A inauguração dos trabalhos contou com a presença da desembargadora-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, Beatriz de Lima Pereira, e da juíza auxiliar da Presidência do TRT-2, Sandra Sandra Miguel Abou Assali Bertelli. Compareceram também representantes do órgão responsável pelo projeto, o desembargador-presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), Carlos Muta, e a desembargadora-diretora da Escola Judicial do TRF-3, Marisa Santos, entre outras autoridades.

Para a dirigente da 2ª Região, Beatriz de Lima Pereira, o projeto tem muita importância para o Poder Judiciário, pois consegue aproximar a Justiça da população mais necessitada. “Quero deixar registrado aqui o meu agradecimento por essa parceria, pela qual tenho um carinho enorme”, afirmou. 

A Justiça do Trabalho de São Paulo é uma das participantes da ação com a prestação de serviços no local. Além de fornecer informações sobre o andamento de processos trabalhistas, servidores(as) e juízes(as) fazem atermações verbais – o que corresponde ao ato de ouvir a reclamação do cidadão e transformar essa demanda na petição inicial de um processo – e dão orientações para possíveis demandas judiciais.

Acolhimento

Segundo a juíza Sandra Miguel Abou Assali Bertelli, os atendimentos para a população carente e vulnerável são feitos de forma acolhedora, rápida e efetiva. Como há a participação de diversos órgãos e entidades, dependendo do requerimento, o jurisdicionado pode ter acesso aos direitos no mesmo dia.

A novidade deste ano foi a presença de juízes(as) recém-empossados(as) do TRF-3. Para a magistrada, essa participação é essencial. “Iniciativas como essa humanizam o nosso trabalho e abrem horizontes para que tenhamos uma outra percepção da efetiva necessidade da Justiça e do nosso papel no resgate da cidadania”, enfatizou.

A servidora do TRT-2 Dulcinea Figueredo, que atuou em todas as edições do Pop Rua, lembrou que a união dos órgãos públicos no evento proporciona visibilidade e acolhimento para a população carente. “Para mim, a convivência com essas pessoas é valorosa, porque só assim podemos entender suas reais necessidades. É uma alegria quando conseguimos levar a eles seus direitos”. 

Atendimento

O Pop Rua Jud atende à  Resolução CNJ nº 425/2021, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. O ato normativo prevê que os tribunais devem observar medidas administrativas de inclusão, como a manutenção de equipe especializada de atendimento, preferencialmente multidisciplinar, em suas unidades.

Entre os serviços oferecidos estão atendimentos na área de saúde, como consultas e exames; serviços veterinários para os animais de estimação; emissão de documentos e carteira de trabalho; cadastro e atualização em programas sociais; requerimento de benefícios, oportunidades de emprego e orientação sobre violência contra a mulher.

Os atendimentos estão sendo realizados das 10h às 15h no Poupatempo Itaquera, na zona leste da capital, localizado na avenida do Contorno, 60, em São Paulo-SP.