TRT-2 inaugura Centro de Memória com exposições permanentes e temporárias

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

 

A história do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) e de seus membros poderá ser conhecida e relembrada no Centro de Memória, inaugurado nessa quinta-feira (12/4) no Ed. Sede do Regional, que fica na Rua da Consolação, 1272, São Paulo-SP. O espaço localizado no saguão do andar térreo do prédio, irá abrigar exposições permanentes e temporárias com documentos, objetos e móveis históricos que fazem parte do acervo do TRT-2. Há ainda réplica de uma Junta de Conciliação e Julgamento, as atuais varas do trabalho, com móveis e objetos utilizados na época. Confira o álbum de fotos.

A primeira mostra temporária é a exposição “Unidos pela Justiça: os 80 anos da instalação da Justiça do Trabalho em Santos”. Documentos, papéis, processos, entre outros itens históricos contam um pouco do caminho percorrido pela Justiça do Trabalho em Santos, desde a inauguração em 1º de abril de 1944 até os dias atuais. A mostra também vai ser apresentada naquela cidade. Confira o texto produzido pela Gestão Documental e Memória do TRT da 2ª Região e a notícia dos 80 anos do Fórum de Santos

Além disso, dois painéis trazem um pouco da história de pessoas que compuseram ou compõem a Justiça do Trabalho de São Paulo: um mosaico de fotografias 3×4 de magistrados(as) e servidores(as) de 1941 a 2023 expostas em ordem cronológica e um quadro com frases marcantes de trabalhadores que atuaram no Regional. Há ainda três painéis que trazem a linha do tempo do TRT-2 e da Justiça do Trabalho com as datas mais importantes e seus contextos dentro da história.

Cerimônia de inauguração

Desembargadores(as), juízes(as), servidores(as), advogados(as) e diversas autoridades presentes acompanharam o descerramento da placa do Centro de Memória feito pela presidente do TRT-2, desembargadora Beatriz de Lima Pereira.

“Eu estou muito feliz com a presença de todos nesse momento tão importante para o Tribunal. Já se tornou lugar comum dizer que o Brasil é um país sem memória. Mas para não engrossar esse coro, o Tribunal inaugura hoje o Centro de Memória da Justiça do Trabalho da 2ª Região visando a preservação de nossa história e com o objetivo de tornar acessível a todos o nosso acervo”, anunciou. 

O coordenador de Gestão Documental e Memória do TRT-2, Eduardo dos Santos Rocha, também agradeceu aos presentes e a todos os envolvidos no projeto. E complementou: “O objetivo do Centro de Memória é estimular a reflexão sobre o papel da nossa instituição em favor da sociedade, tornando acessível o acervo do Tribunal. E ainda preservar e difundir a trajetória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região e estimular a conscientização a favor da preservação da sua história e memória”.

O desembargador Armando Augusto Pinheiro Pires, presidente do Comitê de Gestão Documental e Memória do TRT-2, ressaltou que a iniciativa ajuda a desenvolver nas pessoas a capacidade de observar o cenário atual como consequência de um processo histórico. “Produzir memória é próprio do ser humano. Mesmo que às vezes não estejamos conscientesodos nós somos atores de memória”.

A exposição permanente do Centro de Memória recebe a colaboração de todos que tiverem interesse em doar objetos, móveis ou documentos que tenham valor histórico. Basta entrar em contato com o e-mail da Seção de Gestão de Memória (memoria@trt2.jus.br).